

Nestes dias atrás, estava procurando nos blogs, uma receita de massa para torta salgada que fosse diferente de todas as que eu conhecia. Não queria receitas de bases brasileiras que são mais parecidas com bolos salgados e nem receitas de tortas americanas que possuem mais recheio e a massa sempre mais crocante por cima e na base(todas com suas divinas e deliciosas particularidades!!!).
Achei uma receita simplesmente sem palavras...de tão maravilhosa e saborosa que é!!!
No BLOG da Tatiana Damberg, o MIXIRICA, tem uma sessão chamada POMAR, onde blogueiras e afins deixam suas receitas preferidas compartilhando com todos suas delícias. Assim, neste espaço achei a receita da Mari D. chamada Torta Facílima de Qualquer Coisa...
A receita é da sua avó e a massa tem consistência de soufllé, seu sabor e aparência são realmente de tirar o chapéu e além disto, você pode criar seus recheios, temperos e sabores, não diminuindo o valor e sabor da massa...
Nestes dias não estou conseguindo fazer outra receita senão esta, que já entrou na lista de tortas como a número 1!!!!
Minhas observações e alterações: usei parmesão fresco e não de saquinho, usei óleo de canola e não de arroz, coloquei pouco sal, pq o queijo parmesão já é salgado, usei leite semi-desnatado pasteurizado. Meus recheios foram de escarola com ervas e azeite e o outro recheio foi champingnon com cebolas roxas em fatias no azeite.
TORTA FACÍLIMA DE QUALQUER COISA(receita na íntegra)Ingredientes:
2 ovos;1/2 xícara (ou menos) de óleo (prefiro óleo de arroz que não satura quando aquecido)
2 xícaras de leite;
10 colheres de sopa de farinha;
1 colher de sopa de fermento;
queijo ralado; sal
Recheio
Qualquer coisaaaa!!!
*Já fizemos de: escarola, espinafre, catupiri, palmito, ricota com alho poró... o negócio é inventar e seguir o gosto dos famintos.
Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno por 10 minutos em 200º. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, e o leite. Em seguida, acrescente aos pouco a farinha, o sal e o queijo ralado. Por último coloque o fermento. Em uma forma untada coloque metade da massa, depois o recheio e cubra com a outra metade da massa. Fica ótima com queijo ralado em cima ou/e gergelim. Asse em 200º (se o forno for muito potente deixe nos 180º mesmo, para não queimar por fora e ficar crua por dentro) por cerca de 30 minuitos. Assim que ela estiver dourada pode ser servida! -Muito bom!, como diria minha mãe...
Variações da Mari D: Adoro inventar, então já fiz algumas variações que deram certo, como por exemplo, reduzir o leite da massa e bater espinafre ou escarola (ela fica verdinha, é a torta do Shereck), ou então cenoura, ou beterraba. Também fica ótimo e bem nutritivo acrescentar uma porção de quinoa cozida e farinha de linhaça.
MEUS RECHEIOS(MEL):
ESCAROLA E ERVAS
Picar a escarola em fatias bem fininhas, regar com azeite e colocar o quanto desejar de alecrim, manjericão e cebolinha. Misturar bem!
CHAMPINGNON E CEBOLAS ROXAS
Fatiar 3 xícaras de champingnon bem fininhos, cortar as cebolas descascadas em fatias bem fininhas e deixá-las na água por 10 minutos(a cebola roxa é menos ácida que a cebola branca, mas ainda assim eu deixo na água!), colocar azeite em uma frigideira(1/4 xícara) dourar as cebolas, acrescentar os champingnon até amaciá-los, temperar a gosto com ervas e sal.(eu coloquei alecrim e cebolinhas)
CRIE SEU RECHEIO E DELICIE-SE...