quinta-feira, 22 de maio de 2008

TRUTA AO MOLHO DE ERVAS "A LA MEL"


Em fevereiro eu, meu marido e a família fomos para Campos do Jordão, detalhes sobre esta viagem você lê aqui. Nos passeios demos uma passadinha em Santo Antonio do Pinhal, cidade que sou apaixonada e mencionei aqui, passamos a tarde em um pesqueiro delicioso chamado Arco- Íris, pois cultiva truta desta espécie. Pescamos alguns peixes e almoçamos no restaurante de lá que é uma delícia!

Na semana passada meu marido fez aniversário na segunda-feira, este dia não é um dia muito interessante, pois como o Garfield diz: _"Detesto segundas-feiras!" Porém, no aniversário do marido não pude reclamar e resolvi surpreendê-lo com um jantarzinho simples, mas bem saboroso. Meu marido gosta somente de alguns peixes e a truta é o seu peixe preferido, portanto, mãos a obra, fiz uma massa penne(mini penne) ao molho bechámel com lascas de pimentas vermelhas e criei um molhinho para a truta e a assei em papel alúminio. O jantar fez sucesso!!!


TRUTA AO MOLHO DE ERVAS "A LA MEL"
Ingredientes
4- filés de trutas médio
azeite(à gosto)
manteiga(60 g em pedacinhos-quadradinhos)
1/2 maço de folhas de hortelã bem picadinhas
1/2 maço de folhas de menta bem picadinhas(se vc não encontrar menta utilizar todo o maço de hortelã)
sal grosso moído na hora
2- limões sicilianos (suco e raspas)

Modo de Preparo

1- Coloque cada filé em um pedaço de papel alúminio com o lado brilhante voltado para o peixe.
2- Regue com azeite, suco do limão e as raspas
3- Corte a manteiga em quadradinhos e espalhe por cima de cd filé
4- Espalhe as ervas e feche cada filé, bem fechadinho.
5- Tempere com sal e pimenta a gosto
6- Asse em forno a 180 por 20 a 30 minutos dependendo do forno

Molho Bechamél
Ingredientes
100g de manteiga (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite
2 dente de alho
2 folhas de louro
2 cebolas em fatias
Pimenta-do-reino branca moída a gosto
Noz moscada ralada a gosto
Sal a gosto

Modo de Fazer
Coloque em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino(aqui coloquei lascas finas de pimenta dedo-de-moça). Leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura em uma peneira de malha fina. Reserve.
Numa panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo brando e polvilhe com a farinha. Deixe cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se. - A essa base se dá o nome de roux;
Tire a panela do fogo. Adicione o leite (pouco a pouco) sem parar de mexer com um batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporem. Cuide para que não fiquem pelotas:
Coloque o sal. Volte ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até obter um creme. Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem.

Obs:
1-Esta receita de molho bechamél você encontra no Correio Gourmand, eu só não uso o alho, pois aprendi a fazer molho bechamél com meu pai e ele não utiliza e por mais que eu queira mudar(pois, eu amo alho!), acabo sempre fazendo do jeito que ele me ensinou e esqueço de colocar os deliciosos alhinhos!!!
2- Quer saber mais sobre a diferença do molho branco e bechamel entre aqui.

A TRUTA


A truta é originária do hemisfério norte, Estados Unidos, Canadá e Alasca, tendo sido, no entanto, introduzida em todos os continentes. No Brasil, sua introdução ocorreu principalmente nos rios dos planaltos das regiões Sudeste e Sul com ovas originárias da Alemanha e Dinamarca.

A truta é um peixe de formato alongado, pertencente à mesma família do salmão (Salmonidae). Pode ter até cerca de 60cm de comprimento total e pesar até 2kg. O dorso tem cor que varia do esverdeado ao castanho, sendo as laterais acinzentadas e a parte inferior esbranquiçada. Tem pintas escuras nas nadadeiras e no corpo.

A truta arco-íris é a mais conhecida e comercializada até porque, a truta prateada foi extinta em 1950 e estou procurando dados sobre este assunto.

Possui alto valor nutritivo, com alto teor de proteína, cálcio, fósforo, sais mineirais e vitaminas. Apresenta também ácidos graxos do tipo Ômega-3 e baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim (LDL), nocivo ao coração.

GENERALIDADES
1) A truta pode ser cozida por praticamente qualquer método existente, de uma fogueira ao mais sofisticado microondas, mas lembre-se que sua carne é delicada ecozinha rapidamente.
2) Os óleos naturais em sua pele conservam a umidade da carne quando cozida ou frita, mas para grelhar ou assar deve-se incluir algum molho ou manteiga. Para qualquer receita use ingredientes frescos e naturais.
3) Aqueles que saboreiam a truta pela primeira vez deveriam prepará-la simplesmente com suco de limão e poucas ervas, para conhecer seu sabor fino e natural.
4) Para a maioria das receitas, é preciso eliminar omuco que recobre o couro do peixe, lavando com limão emágua corrente e/ou raspando levemente com uma faca.
5) Para saber se o peixe está no ponto, puxe umas das nadadeiras, que deve se soltar facilmente.
6) É considerada ideal a truta com até 30 cm decomprimento. Tamanhos maiores, porém, não chegam a prejudicar as receitas.

No site Cyber Cook você encontra todas estas receitas, mais dicas e receitas de molhos para acompanhar este delicioso peixe.
TRUTA POCHÉ/TRUTA NO VAPOR/TRUTA ASSADA/TRUTA ASSADA NO LAMINADO/TRUTA GRELHADA/TRUTA DEFUMADA/TRUTA FRITA/TRUTA NO MICROONDAS

Observações: Sou muito preocupada com questões ambientais e por isso, aqui você encontra informações sobre a Aqüicultura Sustentável e entenderá os motivos, porque sou a favor em pescar peixes de pesqueiros que respeitam as questões ambientais e atuam na aqüicultura sustentável. Antes de ir pescar com a família, o que eu acho um super programa, procure certificar-se de alguns pontos críticos sobre o assunto, assim, a família e o planeta permanecem feliz!
BOM APETITE!
IMAGENS DOS PEIXES: GOOGLE IMAGES
INFORMAÇÕES: CYBER COOK
OUTROAS INFORMAÇÕES: CORREIO GOURMAND

14 comentários:

laila radice disse...

Mel, me diz como q alguem iria resitir a essa truta toda especial...impossivel!!!!bjos e parabens pela receita e felicidades ao marido!

claudia disse...

Já comi truta, mas foi frita..este parece muitíssimo boa!

Axly disse...

Olá Mel
Olha eu aqui no teu cantinho, tardo mas não falho^^
Eu nunca comi truta, mas deve ser bem gostosa né^^
E fazer esses mimos a quem se ama é maravilhoso né!
Vou linkar tua cozinha na minha.
Kisss pra ti^^

Mónica Pinto disse...

Truta é uma delícia e preparada desta forma, só fica a ganhar. Gostei muito da receita e das informações sobre este peixe. Beijinhos

Filipa disse...

Mel esse prato de truta está irresistível com esse molhinho de ervas.
Parabéns atrasados ao seu marido!

Beijinhos

Laurinha disse...

É um dos poucos peixes de couro que gosto... aliás, adoro!
E assim no papillote, uma del´icia! Parabéns pelo jantar!
Beijinhos,

Pitadasdilu disse...

Mel, parabéns ao teu marido e tudo de bom para ele.
Imagino o quanto ele ficou feliz com essa refeição.
Ficou com um aspecto maravilhoso.
Bjos, Lú.

Iliane disse...

adoro truta..e..aemi tudo que foi dito ai..amo ir a Campos de Jordão e comer aquelas trutas deliciosas..a..sua tá linda a receita incrivel..bjus

Fabrícia disse...

Mel que saudades que estava de passar por aqui.....parabéns ao marido.
Bjcas...e a truta está um luxo.

Emília disse...

Adorei a receita da truta! Que idéia boa colocar hortelã!!Adorei mesmo! Bjos

Marcia disse...

Belíssima ideia, Mel! Teu marido deve ter ficado felicíssimo com o carinho. Bj

Lílian disse...

Ei, minha família é de Campos e em fevereiro também fui a este pesqueiro! Muito bom, né?
Abraços

Luciana Macêdo disse...

É um dos peixes que apreciamos,gostei do molho, simples e saboroso.
Bjs!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Meninas obrigada pelos elogios e parabéns ao marido!!!Lilian, Campos é uma delícia e eu curti muito este lugar tranquilo e comidinha bem gostosa!bjs a todas!!!

Blog Widget by LinkWithin