sábado, 9 de fevereiro de 2008

CHÁ DE GRAPEFRUIT E CAMPOS DO JORDÃO


Domingo à noite, decidi escrever um pouco sobre Campos do Jordão, já que os últimos assuntos foram sobre a viagem no Carnaval para lá e os quitutes para se comer nas montanhas. Para tentar sentir o clima deste lugar aconchegante e friozinho decidi fazer um chá de grapefruit com mel, canela e pimentas jamaicanas. Ficou uma delícia!!! Boa viagem!!!


Ingredientes
Porção: 4 xícaras
2 xícaras de suco de toranja(grapefruit)- (espremido de 2 toranjas)
2 a 4 colheres(sopa) de mel
1 canela em pau
1/2 colher de chá de pimenta do reino ou jamaicana (em grãos)
½ copo de água
Modo de Preparo: Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e deixe ferver. Coe e aproveite! Se desejar coloque mais mel.
Fonte:
http://www.marthastewart.com/


Meus sogros têm um Chalé em Campos do Jordão há mais de 10 anos e foi com eles que conheci esta maravilhosa cidade e seus encantos naturais, gastronômicos e entretenimento. Vou mencionar os passeios ligados a gastronomia e restaurantes que experimentei e recomendo. Mesmo conhecendo Campos há mais de 10 anos, apesar de pequena, tenho muito a descobrir sobre esta linda cidade!


GASTRONOMIA
Pratos Típicos da Região: chocolate caseiro, doces e compotas, embutidos alemães, licores caseiros, geléias dos monges, fondues e racletes, chá da tarde.

Restaurantes: Restaurante Baden Baden: A casa alemã de Campos do Jordão/Itália Cantina e Ristorante/Restaurante Português Vila Chã/Ludwing: hummmmmmmm a foudue é maravilhosa!

Passeios Gastronômicos: Horto Florestal: experimentar o bolo de pinhão ou faça seu churrasco ou pic-nic com a família lá, eles tem áreas próprias para estes eventos./Fábrica de cerveja Baden Baden: cervejaria artesanal, lá você fica sabendo como se faz uma das cervejas artesanais mais gostosas do país e tem oportunidade de degustá-la./Fábrica do Chocolate Montanhês/Fábrica do Chocolate Araucária/Sítio Lenz: deguste o Lanz Cake, receita da família e aproveite a paisagem e a natureza maravilhosa!/Pesca na Montanha: lindo pesqueiro, rodeado de flores amor-perfeito, barquinhos em um lago super romântico e com truta feita de diversas maneiras deliciosas./Cantinho Português: ficar nesta pousada simples mais aconchegante, vale a pena porque você conhece um casal português muito simpático, fica sabendo muito sobre Portugal e come a deliciosa geléia de amora da Dona. Matilde./Fazenda Renópolis: as proprietárias servem pessoalmente um rico e delicioso chá da tarde./Festival de inverno: paga-se caro para ouvir concertos e apresentações de dança, mas vale a pena, depois de assistir as apresentações sair se sentindo na Europa e tomar chocolate quente em Capivari/Harry Pisek Salsichas: mais de 15 tipos, eu não experimentei todas, mas as que eu experimentei...são deliciosas!/Passeio de trem até Santo Antonio do Pinhal: um passeio maravilhoso...você se sente na Europa, o legal é levar um lanchinho bem especial e chique e se quiser até champagne, em Santo Antônio não deixe de comer na estação o MELHOR bolinho de bacalhau com uma cerveja baden baden é claro!/Lojinha da Escola Senac: lá os alunos vendem compotas, geléias e trufas deliciosas, a geléia de hibisco é a sardella são maravilhosas!

UM POUCO DE HISTÓRIA:
A corrida do ouro foi a responsável por fazer chegar as terras altas da Mantiqueira bandeirantes como o conhecido “Oyaguara”, Gaspar Vaz da Cunha, por volta de 1703, dizem que “ficou encantado com a exótica e exuberante paisagem da região do Sapucaí e não sabia que estava desbravando os caminhos que, mais tarde, levariam ao paraíso na terra, ornado de opulenta vegetação, solo fértil, clima excepcional e água salubérrima.”
O primeiro residente desta terra foi Inácio Caetano Vieira de Carvalho, que em meados de 1771 subiu os degraus da Serra Preta, na Mantiqueira, em direção ao Pico do Itapeva, vindo de Taubaté, fixando-se com sua família durante 18 anos nos Campos da Mantiqueira. Fundou a Fazenda Bom Sucesso, requereu e obteve carta de sesmaria do Governador da Capitania de São Paulo e lutou para defender as divisas de São Paulo contra seu vizinho sesmeiro, João da Costa Manso, da Fazenda São Pedro, das bandas de Minas Gerais.
A cidade deve seu nome ao brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, ele que nem a conheceu, tendo recebido em hipoteca as terras de Ignácio Caetano, em 1823, batizando-as de Fazenda Natal, dada a proximidade das festividades natalinas no ato da escritura, no ano de 1825, posteriormente conhecida como "Os Campos do Jordão". Com a divisão das terras após sua morte, em 1827, o português Matheus da Costa Pinto, morador de Pindamonhangaba, ficou com uma área à beira do Rio Imbiri (região próxima à Vila Jaguaribe). Matheus é uma das figuras mais importantes, pois iniciou a construção de uma capela, escola e o Hospital para pessoas com problemas respiratórios, isto é, iniciou a construção da cidade.
Campos do Jordão localiza-se a 1.700 metros de altitude o seu clima tropical de montanha faz com que o sol esteja presente praticamente o ano todo. A luminosidade costuma atingir o seu grau máximo no inverno, quando então a temperatura chega a cair até a 5 graus negativos, embora já tenha atingido, no passado, a 18 graus abaixo de 0, em 1992.
A cidade está localizada em um vale; a parte plana não ultrapassa 500 metros de largura onde se alinham os seus três núcleos principais: Vila Abernéssia, Vila Jaguaribe e Vila Capivari. Vila Abernéssia é o centro comercial e administrativo da Estância, Vila Jaguaribe tem uma parte turística e outra residencial e Capivari é a vila turística, por excelência.
É nela e em seus arredores que se concentram os melhores hotéis e restaurantes, confeitarias e shoppings, além de luxuosas residências que lembram chalés suíços e palacetes imponentes, de estilo normando. A Estância é dotada de parque hoteleiro de categoria internacional.
Cantada como a Suíça Brasileira pelo seu clima inigualável, é reverenciada como o Altar da Solidariedade Humana pela cura de milhares de brasileiros que, recuperados de doenças pulmonares, retornaram sadios aos seus lares, em todos os quadrantes do País, Campos do Jordão tornou-se a mais importante estância climática do Brasil.
Além de sua famosa malharia - conhecida no mundo todo -, o seu chocolate caseiro, seus doces e compotas, até mesmo as resinas de seus vastos e majestosos pinheirais são industrializadas e suas águas minerais, captadas através dos mais elevados padrões de técnica e higiene, correm das fontes mais puras do planeta. A sua maior matéria-prima, porém, é aquela que exporta, generosamente, sem retorno de divisas: a saúde.
http://www.camposonline.com.br/cultura/historia/default.asp

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin