sábado, 9 de fevereiro de 2008

FESTA DA UVA EM VINHEDO-1


No domingo 10 de fevereiro eu, meu marido, minha mãe e minha avó, fomos a 47ª Festa da Uva de Vinhedo. O horário escolhido pela minha mãe não foi o melhor horário; 12:30; hora do almoço!!! Estava bem quente e a festa já estava lotada, porém, me diverti muito e tentei aprender e curtir uma das maiores festas tradicionais da região! Foi bem gostoso, não conseguimos comer comida Italiana, porque os restaurantes montados na feira estavam lotadérrimos, então comemos na barraca oriental, yakissoba de camarão e carne e tempurá de camarão, engraçado não é? Em uma festa Italiana podemos comer comidinhas orientais...esse é nosso Brasil: MULTICULTURAL!


No estande dos vinhos não tive muito sucesso porque vocês podem imaginar, lotados com muitos interessados em degustar os deliciosos vinhos artesanais e conversar com os próprios donos das vinícolas...mas, em meio a tanta gente consegui ir na barraca da Vinícola Campovilla, que além de fabricar vinhos muito gostosos, também fabricam uma GRAPPA deliciosa! Conversei pessoalmente com Célio Campovilla, que me explicou sobre a fabricação da grappa e porque a deles é tão especial.
GRAPPA
http://www.italiaoggi.com.br/gastronomia/saibamais/ita_gastro_saibamais42.htm http://taste.uol.com.br/news/templates/noticia.asp?idNoticia=2171&secao=Bebidas



Na feira também, comprei uvas deliciosas, figos maravilhosos e ameixas carmezim, que eu não conhecia. Não sou fã de ameixa, mas esta gostei muito, durinha, firme e docinha com um toque azedinho...só comendo para entender! Neste calor do nosso maravilhoso verão frutas é a melhor pedida!
Outro achado na feira foi o vinagre de caqui, acreditam??? Comprei o aromatizado que lembra muito o vinagre balsâmico. Espero que gostem das receitas e curtam as informações dos artigos.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A Festa da Uva em Vinhedo é realizada com o objetivo de resgatar as tradições dos imigrantes que deram origem a Vinhedo.
Acredita-se que a festa da uva iniciou-se com um grupo de pessoas em 1948 que comemoravam a colheita da uva ao som de música e muita alegria, antes mesmo da cidade ser emancipada. Uma pequena exposição de frutas e a banda Corporação Musical Santa Cecília era a festa. Nos anos seguintes a festa foi entregue aos cuidados da Igreja Católica. O evento era muito simples e quase não tinha popularidade.
Em 1950, a cidade foi emancipada e com isto investimentos na festa começaram a surgir. As frutas ganharam mais espaços assim, como os produtos industrializados fabricados no município.
“Mais do que uma vitória a decorrente investida das famílias italianas na produção de uva- que marcou o início efetivo da colonização de Vinhedo- passou a dar a cidade a sua identidade.”
No dia em que a cidade foi emancipada da cidade de Jundiaí, o nome escolhido VINHEDO, foi uma homenagem aos milhões de pés de uva que existiam na região nesta época. Estima-se que eram cerca de 11 milhões de pés plantados nas fazendas das cercanias no núcleo urbano. Saiba mais sobre a história da cidade da festa no link
http://www.festadauva.com.br/index_2007.swf

Um comentário:

Anônimo disse...

A festa da uva é um super evento cultural! Bom artigo! Deus vontade de ir....

Blog Widget by LinkWithin