domingo, 27 de abril de 2008

MIOJO GOSTOSO, GOSTOSO MIOJO (Miojo chinês e Al Limone)



Estas duas últimas semanas para mim tem sido uma correria, emprego novo com horário bem puxado, reforma na casa que duraria 1 mês e durou 3, tarefas domésticas, planejamento de aulas, projetos, etc...UFA!!!

Nesta loucura, a paixão pela cozinha vai ficando guardadinha em espera pelo fim de semana e este passa correndo e nada de conseguir fazer as receitinhas que desejava!

Mesmo em meio a correria, não abro mão de comer bem e saudável (claro, que às vezes pedimos uma comidinha...ninguém é de ferro, não é??), creio que foi pensando nisto que a RITA LOBO, montou em seu antigo site o quadro ESPECIAL MIOJO, onde sugere receitas gostosas e saudáveis com o macarrão instantâneo mais famoso e utilizado no mundo.

Meu marido adora miojo se deixasse, ele comeria todos os dias, como às vezes tenho que ficar no pé em relação à alimentação, nestes dias de correria fazemos miojo incrementado e cheio de alimentos gostosos, a fome é satisfeita e a saúde preservada!!!
Sempre que fizer uma receitinha gostosa vou postar aqui no Miojo Gostoso, Gostoso Miojo.
Seguem duas que amamos fazer:


CHINÊS DE FRANGO(receita do marido)
Ingredientes
1 pacote de miojo, sabor galinha ou legumes
1/2 pacote do tempero do miojo
Frango cozido e desfiado a gosto
Escarola cortadinha em fatias
Cogumelos paris picados em fatia
Pimentão vermelho cotado em fatia
1 a 2 colheres de sopa de shoyo
1 colher de sopa de maisena dissolvida em 1/3 de xícara de água onde se cozinhou o miojo.
Modo de Preparo:
Cozinhe o miojo conforme pede a embalagem.
Em uma frigideira acrescente 1 colher de azeite e frite rapidamente os legumes começando pelos pimentões, cogumelos e por último a escarola.
Acrescente o miojo, frite por 1 minuto com os legumes, despeje a água com a maisena e o shoyo, deixe fritar mais um pouco, acrescente o tempero, controlando o sal!

Al Limone(receita do panelinha)
Ingredientes:
1 pacote de miojo, sabor galinha
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de suco de limão
Modo de preparo:
Cozinhe o miojo conforme as instruções da embalagem.
Acrescente o tempero, creme de leite fresco e o suco de limão no miojo pronto, mexa bem e sirva a seguir.
Dica: Quando não tenho creme de leite fresco utilizo o de caixinha mesmo ou creme de soja!



Macarrão instantâneo (também conhecido como miojo) é um tipo de macarrão pré-cozido, que possui um pouco de óleo a ser preparado apenas com a adição de água fervente - durante uns poucos minutos - e um pacote de tempero pronto.

Acredita-se que o primeiro macarrão instantâneo foi o E-fu, na China, do século XVI. Entretanto, o inventor do macarrão instantâneo de nossos dias foi Momofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910 durante a ocupação japonesa. Apelidado de o "Rei dos Macarrões", Momofuku morreu aos 96 anos, em 05 de janeiro de 2007, em Osaka no Japão, em decorrência de uma crise cardíaca. "A paz está garantida quando não se está com fome", dizia Momofuku, que criou O famoso macarrão em 1958, pela empresa Nissin, que no Brasil em seus primeiros anos teve o nome Miojo, o qual se tornou sinônimo do produto.

Em sua biografia, Momofuku diz que sua necessidade de fabricar alimentos de baixo custo e de preparo fácil se deu início após ter presenciado, depois da guerra, uma enorme fila de pessoas famintas diante de uma vitrine clandestina de sopas de fios de massa. Em 25 de Agosto de 1958, quando tinha 48 anos, depois de meses de tentativa e erro, Ando anunciou que, finalmente, aperfeiçoara o seu método de "fritura-relâmpago" que levou à invenção do macarrão instantâneo.

Dicas:
Saiba mais acessando os links da nissin e outros desta página!!!
Mais receitas gostosas no Panelinha Antigo e Nissin Miojo
Eu utilizo a marca Nissin Miojo, porque acho a mais gostosa, você pode usar outras marcas, mas não garanto a qualidade final do prato, ok???

11 comentários:

Flavinha disse...

Mel, que ótima dica! Minha vida também é uma correria louca, mas este miojos parecem ter ficados ótimos com esta 'forcinha'!
Te add lá no meu blog também, ok?
Beijocas

Laurinha disse...

Minha filha adora miojo...... vou mostar para ela o post!
Beijinhos,

laila radice disse...

Mel admito q sou preconceituosa com o miojo...acho q é o fato dele sre frito...gera uma preocupaçãozinha;....mas enfim...q pode srevir para refeições gostosas, vc já demostrou!bjs

Vivian disse...

hum, qtas informaçoes legais sobre o bendito mijo. Vou te confessar que eu tbem gosto dele, e agora com tuas receitinhas incrementadas, vou gostar mais ainda!!
flor, eu nao esqueci do teu osmarim, me passa o teu endereço pq preciso te mandar essa semana, na outra ja estarei beeeeeem longe de casa!!
bjos

Filipa disse...

Mel, que delícia de receita! Gosto muito de comida chinesa e esta receita é maravilhosa!

Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Adimito que tenho um certo preconceito, acho que não é bom sem nunca ter experimentado. Depois deste post vou experimentar, muitas vezes precisamos ser práticos.
Bjs!

Ana Canuto disse...

oi Mel:
Eu já nem compro mais os pacotinhos, mas aqueles grandes de 500 Gr.
Acho que na verdade eles gostam é do formato e da rapidez. Às vezes costumo fazer lazanha com aquelas placas compridas.
Fica bem gostoso também.

Beijos da Ana.

Agdah disse...

Muito interessante!!!

Cris disse...

Oi Mel! Estou na correria por isso a falta de comentários aqui, estes dias te procurei na escola e não achei, buáaaaaaaa, fui na festinha do D. Querida, estou atualizando minha leitura aqui no seu blog e adorando seus posts com explicações detalhadas das comidas! Beijinhos e boa semana!

Carolina Andrade disse...

Miojo é uma massa bacana para as comidas fast,podemos inventar mil e umacom eles. Estes devemficar muito bons, parabéns!! Bjs

Mel L. Ramos Bryar disse...

Queridas...obrigada pelos elogios, realmente o miojo na hora da pressa vai bem!! Cm td alimento industrializado ele causa preconceitos e dúvidas, mas Laila e Luciana, tb sou bem crítica no que coloco à mesa(as vezes confesso sou chata d+), minha amiga nutricionista me ensinou que o perigoso no miojo é o tempero que tem muito sódio, por isso, utilizo meio saquinho...e as vezes ele é descartado...o fato de ser frito faz com que ele contenha gordura vegetal...mas, nem todos os alimento ainda foram salvos deste mal, então cm td na vida o certo é o equilíbrio, assim, de vez em qdo...não faz mal!!! beijocas

Blog Widget by LinkWithin