domingo, 13 de abril de 2008

UMA RECEITA...MIL E UMA POSSIBILIDADES


Nestes dias atrás, estava procurando nos blogs, uma receita de massa para torta salgada que fosse diferente de todas as que eu conhecia. Não queria receitas de bases brasileiras que são mais parecidas com bolos salgados e nem receitas de tortas americanas que possuem mais recheio e a massa sempre mais crocante por cima e na base(todas com suas divinas e deliciosas particularidades!!!).

Achei uma receita simplesmente sem palavras...de tão maravilhosa e saborosa que é!!!

No BLOG da Tatiana Damberg, o MIXIRICA, tem uma sessão chamada POMAR, onde blogueiras e afins deixam suas receitas preferidas compartilhando com todos suas delícias. Assim, neste espaço achei a receita da Mari D. chamada Torta Facílima de Qualquer Coisa...

A receita é da sua avó e a massa tem consistência de soufllé, seu sabor e aparência são realmente de tirar o chapéu e além disto, você pode criar seus recheios, temperos e sabores, não diminuindo o valor e sabor da massa...

Nestes dias não estou conseguindo fazer outra receita senão esta, que já entrou na lista de tortas como a número 1!!!!

Minhas observações e alterações: usei parmesão fresco e não de saquinho, usei óleo de canola e não de arroz, coloquei pouco sal, pq o queijo parmesão já é salgado, usei leite semi-desnatado pasteurizado. Meus recheios foram de escarola com ervas e azeite e o outro recheio foi champingnon com cebolas roxas em fatias no azeite.

TORTA FACÍLIMA DE QUALQUER COISA(receita na íntegra)
Ingredientes:
2 ovos;1/2 xícara (ou menos) de óleo (prefiro óleo de arroz que não satura quando aquecido)
2 xícaras de leite;
10 colheres de sopa de farinha;
1 colher de sopa de fermento;
queijo ralado; sal


Recheio
Qualquer coisaaaa!!!
*Já fizemos de: escarola, espinafre, catupiri, palmito, ricota com alho poró... o negócio é inventar e seguir o gosto dos famintos.

Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno por 10 minutos em 200º. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, e o leite. Em seguida, acrescente aos pouco a farinha, o sal e o queijo ralado. Por último coloque o fermento. Em uma forma untada coloque metade da massa, depois o recheio e cubra com a outra metade da massa. Fica ótima com queijo ralado em cima ou/e gergelim. Asse em 200º (se o forno for muito potente deixe nos 180º mesmo, para não queimar por fora e ficar crua por dentro) por cerca de 30 minuitos. Assim que ela estiver dourada pode ser servida! -Muito bom!, como diria minha mãe...

Variações da Mari D: Adoro inventar, então já fiz algumas variações que deram certo, como por exemplo, reduzir o leite da massa e bater espinafre ou escarola (ela fica verdinha, é a torta do Shereck), ou então cenoura, ou beterraba. Também fica ótimo e bem nutritivo acrescentar uma porção de quinoa cozida e farinha de linhaça.

MEUS RECHEIOS(MEL):
ESCAROLA E ERVAS
Picar a escarola em fatias bem fininhas, regar com azeite e colocar o quanto desejar de alecrim, manjericão e cebolinha. Misturar bem!

CHAMPINGNON E CEBOLAS ROXAS
Fatiar 3 xícaras de champingnon bem fininhos, cortar as cebolas descascadas em fatias bem fininhas e deixá-las na água por 10 minutos(a cebola roxa é menos ácida que a cebola branca, mas ainda assim eu deixo na água!), colocar azeite em uma frigideira(1/4 xícara) dourar as cebolas, acrescentar os champingnon até amaciá-los, temperar a gosto com ervas e sal.(eu coloquei alecrim e cebolinhas)


CRIE SEU RECHEIO E DELICIE-SE...

16 comentários:

Carolina Andrade disse...

Mel, adorei você ter vindo me visitar!! Que bom que gostou da minha cozinha!! Vou te add também!! Viu só menina, que sorte, com tantas receitas boas, a minha ter sido escolhida foi tudo de bom!! Vem me visitar sempre!! Grande beijo!!

Vivian disse...

Oba, receita nova, vou testar com certeza!!
Bom, sobre o osmarim. Aqui no sul usamos muito pra temperar a carne de porco, pq essa ervinha deixa um cheiro delicioso espalhado pela casa e tira o gosto forte da carne de porco. Ela é bem diferente do alecrim tanto na aparencia quanto no sabor. Se eu tivesse q especificar o sabor, diria que ele é adocicado, mas nao seria bem isso, é algo que da um sabor de sobremesa rs Bem, sou pessima pra explicar o paladar, sorry!!!
bjos
Ah, se quiser, te mando pelo correio osmarim desidratado
bjos

Marizé disse...

Uma receita de massa deliciosa e versátil é sempre muito util e bem vinda.
Obrigada por partilhar.
As sugestões de recheio estão óptimas.

Bjs

Filipa disse...

Que torta de aspecto delicioso... Adorei a versatilidade da receita, não sei com qual dos recheios eu preferia.

Beijinhos

Fabrícia disse...

Que maravilha de torta Mel.
Poxa adorei ...muito versátil. Essa de escarola deve ter ficado deliciosa....
Bjcas.

Odete disse...

Eu amo tortas salgadas. Parece muito gostosas e super praticas essas da sua receita.

Uma dica de fazer Spatzle sem o aparelhinho e usar uma tabua de cortar legumes...aquelas fininhas de plastico sao boas...poe um pouco de massa e com a ajuda de uma faca de mesa vai deslisando porcoes pequenas de massa na paena com agua fervente. Era assim que vovo fazia.
beijos

Nádia Lamas disse...

Oi, Mel! Tem um mimo pra você no meu blog! Beijos

P.S. Nunca tinha ouvido falar em osmarim, aprendi aqui! Muito instrutivo o seu blog...

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Carol...que bom que vc gostou!!! passe sempre por aqui tb...será sempre bem vinda!E mais uma vez parabéns, curta o prêmio(livro) por nós e compartilhe bastante receitas!

Oi Vivian...eu te respondo sobre sua proposta lá no seu blog!! Menina agora eu tô curiosa demais sobre o osmarin...vivendo e aprendendo! este nosso Brasil..cheio de surpresas!

Marizé...obrigada! realmente esta massa fica maravilhosa! Os recheios modéstia a parte ficaram bem saborosos!rsrsrsrs!bjs

Fabrícia...super versátil mesmo...e agora não consigo fazer outra...tenho destas febres...quando encano com uma coisa...vou longe com ela!!rsrsrs!bjs

Odete...cm gostas de torta salgada, faça esta que vc vai gostar! Muito obrigada pela dica...em um dia de inspiração fareis estas delícias, ainda mais com toque e segredo de vó, não tem coisa melhor!!!!bjs

Oi nádia...estava com saudades de vc, estava sumida...nossa...agora estou curiosa...vou correndo lá ver o que é!!!bjs

Cris disse...

Que receitinha da hora Mel. Adorei seus recheios!

Emília disse...

Essa massa parece ser boa mesmo, tem uma aparência muito bonita! Beijinhos

Iliane disse...

achei otima essa massa sua..e adorei a variação dos recheios..eu adorei a variação de escarola..adoro escarola..bjus

Pitadasdilu disse...

Mel, super prática e ótima para usar um bocado da nossa criatividade.
Bjos, Lú.

Odete disse...

Mel, na correria que estou preparando minha viagem, essa receita me salvou pro jantar. Dividi a massa e fiz 2 tortas pequenas, uma de sardinhas (lata) e outra com alcachofras frescas. Ficarm otimas. Valeu a receita!
bjs

Mel L. Ramos Bryar disse...

Meninas...obrigada!

Odete a sua deve ter ficado uma delícia c/ sardinhas e alcachofras...que maravilha! Boa sugestão!bjs

Marcia disse...

Procurando receita fácil de torta de escarola, saí no lucro com esta torta de qualquer coisa. Vou experimentar depois eu conto. Onrigada

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Marcia..acredito que vc vai gostar...ela fica muito saborosa! e parece suflê...bjs

Blog Widget by LinkWithin