terça-feira, 29 de abril de 2008

RASMALAI


Os indianos têm como base principal para suas sobremesas o leite e seus derivados como queijo e iogurte.

O leite tem um valor espiritual para eles, pois este é visto como um elemento capaz de reforçar a espiritualidade do indivíduo.

Este uso é tão marcante que os hindús tem produtos e pratos singulares como a ghee a famosa manteiga clarificada; que utilizam para fritar e como condimento, o panir uma espécie de produto que fica entre o requeijão e a coalhada, preparado em casa. O raita, molho de iougurte misturado com especiarias e produtos vegetais, utilizado para suavisar o sabor apimentado e o koya, leite coagulado ou chamado de texturizado.

Esta sobremesa eu fiz para a despedida do primo de meu marido, sua esposa e filhinha que estão voltando para a Inglaterra, após morar dois anos aqui no Brasil. Para a despedida a Sarah(esposa) ofereceu um Curry Dinner, tivémos 3 tipos de curry(já falei sobre ele aqui no blog) de grão-de-bico, frango e carne, 2 tipos de pães indianos o chapati e o rumalai-roti(vindos diretamente da Índia para nosso deleite), molho raita e chutney de manga.
A Sarah é inglesa e devido a história de colonização inglesa na Índia, a culinária hindú está presente na Inglaterra, assim ou até mais; não sei ao certo; como a Portuguesa e/ou Italiana no Brasil. Por isso, oferecer um jantar indiano para ela foi seu modo de dizer obrigada e se despedir de nós brasileiros!

A Agdah me indicou 3 receitas de sobremesa indiana: rasmalai, rasgulla e gulab jamun, escolhi o Rasmalai porque achei mais prática e tinha quase todos os ingredientes em casa.

Rasmalai
2 xícaras (chá) de ricota
1/2 xícara de açúcar (ou mais a gosto)
Calda
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 lata de leite evaporado
Açúcar a gosto
1/4 colher (chá) de cardamomo em pó
1/4 colher (chá) de essência de água de rosas (opcional)
Misture a ricota com o açúcar e metade da água de rosas (se estiver usando) até obter um creme homogêneo. Use a batedeira elétrica ou um batedor de arame. Espalhe a mistura em assadeira normal ou na de muffins. Asse em forno médio, 160-170C, por 35-40 min (fazendo o teste do palito). Enquanto isso, adoce e ferva o leite e o cardamomo em pó. Acrescente o creme de leite, leite evaporado aos poucos, diminua o fogo mas não deixe ferver. Retire do fogo. Deixe esfriar um pouco, acrescente a outra metade da essência de rosas. Quando tirar os rasmalais do forno e depois que esfriem, corte-os em quadrados, ou remova-os das formas de muffins. Coloque a calda por cima. Refrigere e sirva com pistaches e amêndoas em pedaços.

Observações:
Eu usei amêndoas porque estava sem pistaches, mas creio que o sabor único do pistache faz toda diferença! Também não achei água de rosas em nenhum lugar em Campinas, se alguém souber onde encontrar, por favor me informar!!!!

13 comentários:

Filipa disse...

Adorei este post sobre os sabores indianos e não só...
A sobremesa ficou linda e com ar de requinte, aposto que deliciosa também. Vou anotar.

beijinhos

Marizé disse...

Eu sou uma apaixonada por cozinha exótica.
Em Portugal também há alguns ingredientes só encontrados nas grandes cidades.

Bjs

Luciana Macêdo disse...

Informações preciosas para aumentar meu conhecimento.
Uma sobremesa muito interessante diferente das que estamos tão acostumados a servir.
Um jantar "temático", se podemos chamar assim, que eu gostaria muito de experimentar.
Bjs!

Vivian disse...

guria, que sobremesa diferente. Amei. Mas me diz 2 coisas: o que é leite evaporado e qual é o creme de leite fresco que sempre vejo nas receitas mas sempre tive vergonha rs de perguntar????? quero fazer essa sobremesa antes de viajar. Claro que tbem nao sei se vou encontrar agua de rosas e cardamomo, mas pelo menos vou tentar fazer a receita, nao vai ficar igual, porém ficara parecido.
bjos

Isabel (pipoka) disse...

Eu amo comida indiana e sou uma leitora assídua do blog da Agdá... como deve calcular, essa sua receita me encheu as medidas!

bjs

PS - já experimentou a sopa de cenoura e laranja do livro O Essencial da Cozinha Vegetariana (tá aí na sua prateleira da cozinha!)? É uma delícia.

Fabrícia disse...

Mel que jantar maravilhoso...arrasou. Eu acredito que água de rosas você encontra numa numa lojinha de produtos árabes que se não me engano fica no Dom Pedro. Não sou de Campinas mas foi a Cris (From our home to yours) quem me deu a dica....tem até harissa tunisiana lá...
Bjcas.

Agdah disse...

Mel , Linda a foto.

Agdah disse...

Mel, procurei seu e-mail e não encontrei. Pecebi que outro dia mandei um para "no-reply", nem sei se vc recebeu.

Carlos Alberto de Lima disse...

Foi bom chegar até aqui.

Cris disse...

É lindo demais! Hum e deve ser bom demais também!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Para todas e todos!!!
Obrigada pelos elogios! Realmente é um doce diferente, exótico e super saboroso!!! Beijos

Vivian, não sinta vergonha de perguntar, é assim que agente aprende. não somos obrigados a saber td, aliás nem dá, até as coisas mais simples! Lá vai: leite evaporado é um leite do qual foi retirada parte da água nele contida, resultando em um leite mais concentrado(tem alta concentração de lactose).O leite evaporado é distinto do leite condensado por não possuir açúcar, mas em ambos cerca de 60% da água é tirada por evaporação.Mais informações sobre este tipo vc encontra aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Leite_evaporado, aqui no Brasil só encontro em lata da marca nestlé e tem uma outra marca que não estou lembrando agora, mas é raro achar só tem em alguns supermercado cm o pão de açúcar, as vezes acho no Carrefour...

O creme de leite fresco: pode ser o leite pasteurizado que se encontra nos supermercados ou pode ser feito em casa no blog da Ana Elisa tem uma super explicação http://lacucinetta.blogspot.com/, aqui vc encontra boas receitas: http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?EditoriaID=9&codigo=39222007/12/creme-de-leite-sour-cream-crme-frache.html .Beijos

Pipoka...ainda não deu tempo, mas acredita que é uma das receitas c/ marquinha!!!bjs

Fabrícia...muito, muito obrigada pela dica...vou lá assim, que puder...até vou economizar, pq pelo jeito q vc descreveu a loja, vou gastar muito!!!!!rsrsrsrs!Pensei que vc fosse de Campinas!!!bjs

Agdah...não recebi não :-( me manda novamente!!! melissabryar@hotmail.com estou tentando linkar ele no blog, mas não estou conseguindo!bjs

Carlinhos..que bom que chegou..gostei da sua cozinha tb! Vamos compartilhar! Vc tem bastante a me ensinar!bjs

Lílian disse...

Que interessante!!! E são ingredientes facéis de encontrar. Mas você é boa na cozinha mesmo, hein?

Mel L. Ramos Bryar disse...

É bem interessante sim...obrigada pelo elogio...só não sou assim tão
boa não, tenho ainda que aprender bastante!!!! bjs

Blog Widget by LinkWithin