Esta semana estava com uma vontade enorme de comer docinhos de festa. Alguns dias atrás fiz beijinhos e brigadeiros para a festa do meu priminho, mas apesar de comê-los não os devorei como gosto de fazer!!!
Então, aproveitei um dia de "vontade louca por um doce" e fiz beijinhos de coco e me deliciei com eles...nem preciso falar que fechei a boca desde então, porque a gula foi grande!!!!
Beijinho é um doce tipicamente brasileiro servido em festas de aniversário. É preparado e servido de forma semelhante ao brigadeiro, mas leva coco ralado ao invés de chocolate em pó. A massa pode levar gemas de ovos ou não, dependendo da região do país em que é feito. Também pode levar suco de laranja e cascas de limão e ser coberto com açúcar cristal ou coco. Tradicionalmente, um único cravo é colocado em cima do doce.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A partir da primeira década do século 19, docinhos e quitutes começaram a ser vendidos por mulheres negras pelas ruas das grandes cidades. No início eram doces considerados rudes, como os manuês, as cocadas e as mães-benta. Ao longo do tempo, os tabuleiros de doces foram aperfeiçoados ganhando a companhia de doces tão finos como os que eram feitos nos conventos.
A partir da primeira década do século 19, docinhos e quitutes começaram a ser vendidos por mulheres negras pelas ruas das grandes cidades. No início eram doces considerados rudes, como os manuês, as cocadas e as mães-benta. Ao longo do tempo, os tabuleiros de doces foram aperfeiçoados ganhando a companhia de doces tão finos como os que eram feitos nos conventos.
Na época de Dom Pedro II que a doceria brasileira atingiu seu esplendor! É a época dos doces leves, dos cremes, das tortas e dos pastéis, com nomes líricos e de referências amorosas. Os mais conhecidos são os SUSPIROS, SONHOS, REBUÇADOS, CIÚMES, CASADINHOS, BEM -CASADOS, VIÚVINHAS e os deliciosos BEIJINHOS!
MINHA RECEITA(REGIÃO SUDESTE)
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral(de preferência orgânico)
150g de coco ralado
2 colheres de manteiga ou margarina
Modo de Preparo:
Colocar todos os ingredientes na panela e mexer com toda a paciência que você tiver, porque demora, assim que formar um creme cozido que solte da panela e grude bastante na colher, está pronto!!!! Deixar esfriar bem, colocar em geladeira. retirar da geladeira após 1 hora e formar bolinhas passando-as no coco ralado ou açúcar cristal(de preferência orgânico). Delicie-se!
Outras versões brasileiras:
Vive dentro de mima mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem feito.
Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antigatoda pretinha.
Bem recheada de picumã.
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.
trecho do poema TODAS AS VIDAS de Cora Coralina
Pintura de:Lucilio de Albuquerque
Fonte de duas imagens: google images
14 comentários:
Só apetece tirar uma dessas delicadezas...! Que lindos! :-)
Beijos.
Gostei do relato histórico, da imagem e do trecho do poema.
Os docinhos são de facto uma goluseima.
:-)
Adoro beijinho de coco e faço muitas vezes para dar ao meu pequenino afilhado porque ele adoro e come um atrás do outro...
Beijocas
Oi!!!
Primeiro de tudo, obrigada pela visita!
Eu também adorei seu espaço... e seus beijinhos! Aliás, é um dos meus docinhos preferidos!
=)
Adoro beijinho e com história ficou mais saboroso ainda.
Bjs.
Docinhos para crianças e principalmente para os adultos.Qum não gosta?
Docinho com história fica ainda melhor.
Bjs!
Oi Mel!! Docinhos de festa são tudo de bom e meus preferidos são beijinho e bicho-de-pé!! De vez em quando é bom se enfiar de cabeça numa bandeija de docinhos né.!! Beijão
Beijinho é mesmo muito bom!
Ah, e o docinho também! :DD
Adorei o post!
Beijinhos,
Delícia que lembra a infância. Tempo dos aniversários, quandoa gente era tão feliz e não sabia...
Muito legal seu post com história, foto e poesia, tudo de bom!
Beijocas
Que saudade que me deu das festinhas de aniversário no Rio de Janeiro. Aqui nas festinhas tem o branquinho, só que não leva coco.
Bjos, Lú.
Beijinho é tudo de bom! Muitos beijinhos pra vc!rs
Elvira, Marizé, Felipa...que bom que gostaram...nós brasileiros devemos nossa sabedoria em cozinhar doces com os queridos Portugueses!!!
Goles e nacos..meus preferidos tb!! Vc já está add aqui no meu cantinho!!!bjs
Fabrícia e Luciana com histórias, contos e "causos", td fica mais gostoso, né???rsrsrsr!beijos
Carol...hummm...Bicho-de-pé tb é muito bom!! Acho que na próxima vez são eles que vou devorar...vc me deu uma grande idéia!!!!bjs
Laurinha e Magia na cozinha...obrigada!!! Beijinhos e os docinhos são bom de+..rsrsrs...ainda mais com recordações!bjs
Luciana..branquinho??? fiquei curiosa agora!!! Será que no sul...as doceiras tiraram o coco???descobre para mim!!!bjs
Emília...obrigada pelos beijinhos!!!!
Mel, que post lindo! Adorei as informações, o poema, tudo... Beijinho de coco é o doce preferido do meu pai! ;) Bjs
Márcia...obrigada...que bom que seu pai gosta...o meu já não gosta muito não, apesar de ser neto de Português...não é apaixonado por doce...vai entender!!!bjs
Postar um comentário