terça-feira, 11 de março de 2008

SPAGUETTI COM MOLHO DE CAMARÃO A "LA MEL"

Ontem colhi ervas fresquinhas da horta de nossa avó(grandma) e também algumas verduras, isto me inspirou a preparar um prato utilizando quase tudo que estava tão verdinho e fresquinho.
Eu tinha procurado pela manhã várias receitas para fazer com alguns camarões médios que eu tinha no freezer, procurei bastante e sabe aqueles dias em que você não tem um ou outro ingrediente principal da receita?
Resolvi criar um molho de camarão "a la mel" e não é que ficou super saboroso, também ervas e verduras frescas; orgânicas; e um camarãozinho pra lá de gostoso, não dava para não ficar bom, não é?


Molho de Camarão "a la mel"
Ingredientes
250 g de macarrão espaguete(de preferência de grano duro)
1/3 xíc de manjericão picado
1/3 xíc de salsinha picada
1/3 xíc de hortelã picada
4 tomates pelados em lata
2 bulbos de alho grandes sem descascar
azeite
1/2 colher de sopa de manteiga
300g de camarão rosa médio(limpo e descascado)
sal grosso moído na hora a gosto(ou sal refinado)
5 a 6 folhas de escarola picada na hora

Modo de Preparo
Coloque os bulbos de alho para assar, aproveite o forno para fazer torradas e/ou croutouns.
Pique as ervas e os tomates
Lave os camarões e deixe escorrer
Em um saquinho ou tigela misture os camarões com as ervas e o azeite e o sal, deixando marinar por uns 30 minutos
Em uma frigideira grande e alta coloque o alho assado(a pasta que fica em cd cabecinha de alho) com a manteiga, deixe fritar um pouquinho
Acrescente os camarões deixando dar uma douradinha
Retire os camarões
Na mesma panela, acrescente os tomates(um poquinho de açúcar) e deixe pegar gosto, acrescente os camarões e logo em seguida o espaguete. Misture bem para a massa se envolver no molho.
Rasgue as escarolas com as mãos e pique-as grosseiramente. Tampe a panela.


Sirva com um vinho Chardonnay Encorpado ou um Muscadet ou o vinho branco aromático leve como o Terranova Moskadel (esta foi minha escolha)


Vinho branco seco aromático, produzido no Vale do São Francisco com uvas moscatéis. Acompanha bem molhos indianos, porém não muito apimentados, comidas típicas do Nordeste, como pirão e bobó de camarão, pratos com alho poró, saladas de folhas verdes e flores, pimentão recheado, bolinhos de bacalhau, iscas de peixe e frutos do mar em geral. A temperatura ideal para servir o Terranova Muskadel fica entre 6 a 8 °C.





6 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Massa e camarão é uma combinação que gosto bastante. Seu prato deve ter ficado com um aroma incrível com os verdes fresquinhos da horta.
Bjs!

Daniel Cohen disse...

Cara Mel
Mais uma receita que deverei repetir. Boa mesmo! Simples, rápida e deve ter ficado muito saborosa.
Vc me permitiria somente não concordar com tua opinião nos vinhos, quando fala das comidas indianas? Existem duas cozinhas no mundo em que é melhor nem pensar em vinhos. A Indiana e a Tailandesa. Nem refiro-me a força das pimentas; fico tão somente no exotismo de seus temperos, que acabam com toda e qualquer possibilidade de harmonização.
Mais dois ingredientes mortais para o vinho, são os aspargos e as alcachofras. Elas contém alto teor de cinarina, que transforma todo sabor do vinho em algo ferroso.
Perdoe-me a intromissão.
Abraços - Daniel

edinha disse...

Obrigada pela visita :)
Gostei muito desta receita.Tudo coisas que eu adoro.
Beijinhos

Filipa disse...

Olá!! VIm retribuir a visita feita lá ao meu cantinho :)
Adorei conhecer aqui o seu blog, já dei uma olhadela e tem receitas fabulosas!
Vou adicioná-la lá no meu blog também, assim virei visitá-la sempre que puder.

Esta massa com camarão está com um aspecto super delicioso, gosto muito de pratos de massa!

Beijinhos

Iliane disse...

amo massas com camarão..ficou maravilhosa a sua!!!..passando.. conhecendo seu blog agora..vou comemçar a visita-lo..um abraço

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Daniel...obrigada pelo comentário...com certeza certos pratos não combinam com vinho...mas creio muito na escolha subjetiva e no gosto pessoal em relação ao vinho...apesar que esta escolha na verdade foi feita por indicação da própria vinícola! Deixei um recadinho no seu blog sobre o amendoim da Berrine! Abraços

Blog Widget by LinkWithin