sábado, 22 de março de 2008

HOMENAGEM A ÁGUA



22 DE MARÇO- DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Gostaria de compartilhar 22 maneiras de economizar ÁGUA e contribuir com a construção de um planeta onde se utiliza a natureza com consciência crítica e coletividade, como forma de homenagear nossa personagem do dia de hoje!

Para nós amantes da boa cozinha é imprecindível a consciência ecológica e o uso racional da ÁGUA!
Quem quiser copiar e enviar via e-mail para seus amigos, fique a vontade, o meio ambiente agradece!





Nem sempre as causas da escassez de recursos naturais no planeta têm origem em decisões perversas da política e em interesses financeiros. Cada um de nós também tem sua parcela de culpa. E quando o assunto é o uso da água como recurso natural, essa culpa é bem grande. Veja algumas dicas de como não desperdiçar um bem tão precioso nas diversas atividades dentro da própria casa.

1- Mangueira não é vassoura! Varra a frente de sua casa, o quintal e etc. com vassoura e não fique com a mangueira aberta tentando tirar a sujeirinha grudada no chão, esfregue! A chuva já faz este trabalho por nós!!!!!!!!!!!!!!!!
2- Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça. Não é nojento esta atitude,pois a louça já está úmida e depois você irá enxaguar, assim a água não fica escorrendo pelo ralo e sendo desperdiçada(desperdiça até 105 litros).
3- Instale torneiras com aerador ("peneirinhas" ou "telinhas" na saída da água). Ele dá a sensação de maior vazão, mas, na verdade, faz exatamente o contrário.
4- Não ligar o chuveiro enquanto você não estiver pronto para o banho. Ligar o chuveiro e ir tirar a roupa, atender o telefone, ligar o som, por favor, não se faz mais isto!
5- Tomar banho de 5 minutos, bem parece impossível...então tente no máximo 10 minutos é suficiente vai????
6- Instale um purificador de água em sua casa. A utilização de galões implica em transporte em veículos a diesel, nem preciso falar mais nada, não é?
7- Escove os dentes com a torneira fechada.(assim, como quando faz as barbas) e se possível enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
8- Verifique se a válvula do seu vaso sanitário não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
9- Quando construir ou reformar, dê preferência às caixas de descarga no lugar das válvulas; ou utilize aquelas de volume reduzido. Não deixe a descarga do banheiro disparar (no caso de acionados por válvulas).
10- Tem gente que tem torneira pingando em casa e não conserta achando que a sua torneira quebrada não fará nenhum mal para si nem para o meio ambiente, pois bem, uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
11- Verifique anualmente se há vazamentos em sua encanação. Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
12- Mantenha sua caixa d’água tampada e não deixa-a transbordar.
13- Adote o uso de mangueiras econômicas(esguicho revólver ou com controle).
14- Seu jardim e plantas no inverno podem ser regados dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
15- Redesenhar os jardins com plantas que requeiram pouca água.
16- Lavar o carro com mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa. Se isto ainda não te convenceu, lave com água e sabão no balde primeiro e depois dê uma enxaguada rápida com mangueira econômica.
17- Aproveite sempre a água que sai da máquina de lavar roupa. Você já viu quantos baldes de água você pode aproveitar para lavar o quintal, a cozinha, o carro.
18- Evite lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira.
19- Deixe as roupas de molho antes de lavar e use a mesma água para esfregar a roupa com sabão. Só abra a torneira na hora de enxaguar. Se tiver máquina de lavar, use-a sempre com a carga máxima. Tome cuidado com o excesso de sabão para evitar enxágües desnecessários. Se for comprar uma máquina de lavar roupas nova dê preferência àquelas com abertura frontal, que são mais econômicas que as de abertura superior.
20- Coloque aeradores nas torneira (aquelas peneirinhas nas saídas d'água), pois dá maior sensação de saída d'água, embora limite a vazão. Prefira as caixa de descargas aclopadas nos vasos sanitários e válvulas, pois economizam até 50% de água em cada descarga.
21- Aproveite sempre que possível a água de chuva. Você pode armazená-la em recipientes colocados na saída das calhas ou na beirada do telhado e depois usá-la para regar as plantas. Só não se esqueça de deixá-los tampados depois para que não se tornem focos de mosquito da dengue!
22- Mobilize seus amigos e vizinhos e não tenha vergonha de defender o meio ambiente. Se você acredita que Deus criou a natureza, respeite-a e cuide para que você possa usufruir do melhor que Deus te deu de presente. Tenha consciência planetária, você pode achar que não foi atingido ainda pelos males que o ser humano tem causado ao planeta, certamente já foi ou ainda será atingido de forma mais mensurável e pode ser tarde demais.



Se não incentivei a ajudar o meio ambiente, ajude a si mesmo! Já é alguma coisa!
Mel

Fonte:

2 comentários:

edinha disse...

Gostei de saber que gostou da minha receita de bacalhau e se o seu marido que não gosta repetiu então ainda é melhor :)
Espero que continue a gostar das minhas receitas :)
Gostei do que escreveu sobre a água porque é mesmo preciso haver consciencia para que ela vá chegando para todos :)
Beijinhos

Mel L. Ramos Bryar disse...

edinha...publiquei as fotos do seu bacalhau...não ficaram nada tão lindas quanto as suas, mas estão aqui para todo mundo ver e fazer esta delícia! Que programa você usa para suas fotos? Achei ele bem interessante! Beijos

Blog Widget by LinkWithin