terça-feira, 18 de março de 2008

HAMBÚRGUER



Acredito que existam poucas pessoas que não gostem de hambúrguer! Meu marido, por exemplo, é apaixonado por este sanduíche, se fosse possível ele comeria todos os dias em alguma lanchonete no almoço e no jantar!


Mas, sabemos que principalmente se não for caseiro, este prato, isto é, a carne e seus diversos acompanhamentos (pão, molhos, queijos) levam diversos conservantes e a maioria são alimentos processados, os maiores culpados pelo aumento dos níveis de obesidade e doenças crônicas entre a população mundial!



Mas tristezas e engordativos a parte, de vez em quando só um lanche deste não faz mal a ninguém!
Apesar de comer pouca carne, resolvi agradar o marido e encher o freezer com carnes saudáveis e caseiras para hambúrguer! Assim, ele não come nas lanchonetes e se delícia no conforto de nossa casa!
Adapte ao seu gosto elaborando com carnes nobres: picanha, alcatra, mignon, etc., soja, vegetais, frango, carneiro como os indianos e bom apetite! Não se esqueça de colocar bastante guardanapo na mesa!




UM POUCO DE HISTÓRIA


Tido como ícone americano o hambúrguer na verdade é um prato de origem e história alemã. Várias são as versões sobre as suas origens, porém o fato real é que o hambúrguer nasceu da necessidade do homem em diversas situações em manter a carne boa para uso.

Diz a lenda que tudo começou com os povos nômades da Ásia e do Oriente; os Tartáros (um grupo étnico relacionado aos turcos e aos mongóis); que faziam bife de carne crua picada/moída. O alimento era colocado embaixo da sela de seus cavalos, com a finalidade de amaciar e conservá-lo. Após horas de galope o alimento se transformava em uma pasta mais fácil para mastigar.

No fim do século XVII, conta-se que tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos. Marinheiros alemães que faziam a rota do Báltico conheceram a receita, porém, torceram o nariz para a carne crua. Levaram, então, a idéia para casa, mas passaram a cozinhar/grelhar a carne. O sucesso foi tal que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã.

Há mais de cem anos que surgiu o hambúrguer no formato que conhecemos hoje. Do porto de Hamburgo, na Alemanha, os bifes redondos atravessaram o oceano e desembarcaram nos Estados Unidos. No século XIX, quando a América recebia seus novos descobridores, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês).

Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hambúrguer é um ícone da culinária americana. Nos Estados Unidos há diversos lugares que reclamam a difusão do hambúrguer e não há consensos sobre este assunto, há várias histórias interessantes sobre quem ou qual restaurante foi o primeiro a servir hambúrguer como prato no cardápio.
No Brasil, a introdução deste prato deve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Wimbledon, que abriu em 1952, no Rio de Janeiro em Copacabana, a lanchonete Bob´s. Esta lanchonete passou a fazer parte da crônica social do Rio e do Brasil, sendo freqüentada por celebridades da época, como o compositor Villa Lobos, o músico de jazz Booker Pittman, entre outros.

Para saber mais:
http://www.foodtimeline.org/ (muitas informações sobre o hambúrguer, uma delícia de se ler para quem gosta de saber a origem dos pratos. A cínara do Cinara’s Place que me apresentou este site!)
http://www.mallemont.redel.com.br/historia/hamburguer/hamburguer.htm




CARNE PARA HAMBÚRGUER



Ingredientes
1 kg de patinho moído ou carne de sua preferência
1 pacote de sopa de cebola. (eu usei uma pasta feita de cebola moída no processador com alho, sal, azeite/óleo de canola ou manteiga, sal e pimenta à gosto)
1 colher de sopa de Molho americano p/ steak- opcional







Modo de Preparo
Misture tudo muito bem.
Faça bolinhas e coloque dentro de um saquinho. Amasse e modele no tamanho, forma e grossura que você desejar.
Se você tiver modelador de hambúrguer melhor ainda. Agora estou empolgada para comprar um!




Porção: 10 hambúrgueres médios
Acompanhamentos: Pão de hambúrguer, queijo cheddar (se tornando cheeseburger) em fatias ou outro queijo de sua preferência, alface americana, tomate, maione
se, catchup e mostarda. Mil e um acompanhamentos são bem vindos!
Resultado Final




SUGESTÃO DE LANCHONETES:
São Paulo
Ritz
Alameda Franca, 1088- Cerqueira César - Zona Sul - 3062-5830
(maravilhoso, delicioso, principalmente o jubileu burguer, feito de 200 gramas de fraldinha, queijo emmental, tomate, rúcula e molho apimentado.


Chicohamburguer
Av. Ibirapuera, 1753/CEP 04029-100 - São Paulo - SP TEL: 0800-771-3945/tel.: 11 5051-3764
(o de picanha e o de salmão são meus preferidos, mais os diversos tipos de Milk shakes deliciosos!)
http://www.chicohamburger.com.br/


Joe&Leo’s
Avenida das Nações Unidas, 4777- Shopping Villa Lobos/Pinheiros - Zona Oeste - 3024-4150
(o hambúrguer de picanha da casa é muito gostoso, porém sempre que vou lá peço o hot dog- bacon doggie, que é uma delícia também!)
http://
http://www.joeleos.com.br/

The Fifties
Rua Funchal, 345/Vila Olímpia - Zona Sul - 3848-9900(outros endereços no site)
(não é um dos meus lugares preferidos, com exceção do hot-dog, mas meu marido gosta muito e é bem famoso em São Paulo)
http://www.thefifties.com.br/


Nem preciso mencionar o famosíssimo Mc Donald’s!


Campinas
Gordão Lanches
Avenida José de Souza Campos, 1387/Cambuí - 3251-9208
(um dos melhores e mais tradicionais de campinas! O de cheddar com cebolas é muito gostoso!)


Joe&Leo’s
Shopping Dom Pedro
(o hambúrguer de picanha da casa é muito gostoso, porém sempre que vou lá peço o hot dog- bacon doggie, que é uma delícia também!)
http:// http://www.joeleos.com.br/


Glutão
Em frente ao portão 2 do taquaral!
E muitos outros por conhecer e experimentar!
imagens dos hamburgueres 1 e 2: google images


Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin