segunda-feira, 31 de março de 2008

BOLO DE CHAMPINHON ADAPTADO


Estou super atrasada com minhas postagens. Tenho fotos, receitas, mas estou sem tempo para postá-las, mas acredito que vocês me entendam, porque a maioria já passou por esta situação. Nosso querido tempo nos fazendo correr atrás das urgências e as coisas importantes ficando para depois!
Este bolo eu adaptei da Revista Cláudia Cozinha e Bebida, agosto de 2005. Meus shitakes tinham acabado e eu estava com vários champinhons em casa e achei que ficaria saboroso do mesmo jeito. E não é que este bolo é uma delícia!
Como acompanhamento de carnes, peixes ou mesmo sozinho com uma bela salada; foi assim que nos deliciamos com ele; é uma excelente opção como receita para o dia-a-dia ou para um brunch e uma opção excelente de caprichar no cardápio cotidiano.

Bom Apetite!

BOLO DE SHITAKE (ADAPTADO COM CHAMPINHONS)

Ingredientes
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho bem picados
300 g de shitake hidratado e fatiado (ou champinhon)
1 xícara de cebolinha bem picadinha
4 ovos com gemas e claras separadas
¼ de xícaras de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo( eu coloquei uma de integral fina e uma da comum branca)
½ colher de sopa de fermento em pó
Sal a gosto
Pimenta branca moída a gosto
Forma de bolo inglês untada com manteiga
Modo de Preparo
1- Numa frigideira, aqueça o azeite, doure o alho, coloque o cogumelo escolhido e refogue por dois minutos. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha. Reserve esta mistura e o molho que se formou.
2- Bata as claras em neve. Na batedeira misture as gemas, a manteiga e o leite. Acrescente a farinha peneirada, o fermento e misture bem com uma colher. Acrescente as claras em neve, sala e pimenta. Misture tudo delicadamente.
3- Adicione á massa o refogado junto com seu molho. Misture levemente e coloque na forma untada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 minutos ou até que, ao enfiar um palito na massa, ele saia seco.

3 comentários:

Elvira disse...

Que boa ideia, o uso de cogumelos! :-)

Beijos.

Receitas da Filipa disse...

Para mim servia como refeição única também acompanhado por uma bela salada.
Gostei bastante.

Beijinhos

Marizé disse...

Adoro bolos salgados, esse aí á para tomar nota.

Em relação ao molho picante: usa-se como tempero em assados, grelhados, ceboladas, estufados. E para quêm goste de picante, coloca na mesa para temperar pratos prontos.

Bjs

Blog Widget by LinkWithin