domingo, 17 de fevereiro de 2008

PHYSALYS/CAMAPU



Semana passada comprei juntamente com minha cesta de alimentos orgânicos do Sítio a Boa Terra(http://www.sitioaboaterra.com.br/), uma frutinha chamada physalis. Decidi comprá-la porque achei linda a foto que vi na internet, quando fui pesquisar o que era physalis.

Me encantei por esta fruta tão pequena, mas tão cheia de cores, sabores e cheiros.

Eu planejei fazer algumas receitas com elas, mas não deu não! Comi várias e a família gostou tanto que não sobrou nada! Até meu sobrinho de três anos amou, mas segundo ele "_só as docinhas tia mel!"


UM POUCO DE HISTÓRIA & INFORMAÇÕES

Os índios a chamam de camapu, os nordestinos e nortistas dentre muitos nomes a chamam de saco de bode, na Colômbia é conhecida como uchuva, no Japão como hosuki , nos Açores como capuchos e na Inglaterra e Austrália limão do norte. Pode chegar aos dois metros de altura e possui diversas variedades.
A Physalis é nativa da Amazônia e dos Andes, no Brasil é conhecida na região Norte e Nordeste mesmo antes da colonização, porém somente no século XX é que ela está se tornando mais presente nas outras regiões do país e na mesa dos brasileiros; em casa ou nos restaurantes.

A produção brasileira é restrita e a Colômbia se tornou o maior produtor e exportador da fruta, tendo como seu maior mercado a Europa (Países Baixos e Alemanha) e a América do Norte, chegando a fruta a ser exportada por até US$ 16,00 o quilo.

Povos nativos da Amazônia e nordeste do Brasil, utilizam suas folhas, frutos e raízes no combate da diabetes, reumatismo crônico, doenças de pele, bexiga, rins e fígado e malária.
Recemente cientistas da Fundação Oswaldo Cruz do Ceará descobriram uma substância chamada “PHYSALINA” que atua no sistema imunológico humano evitando a rejeição de órgãos transplantados. A Fundação e seus cientistas estão requerendo a patente desta descoberta.
É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides. Purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico, alivia dores de garganta e ajuda a diminuir as taxas de colesterol.

Além de saboreada in natura, a physalis revela-se ótimo ingrediente para sorvetes e compotas. Mas talvez a mais perfeita de suas combinações seja com o chocolate.






Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin