sábado, 3 de maio de 2008

QUIBE ASSADO DE ABÓBORA SECA


Como estava com uma abóbora seca orgânica bem grande na cesta de frutas e legumes, achei interessante preparar uma receita de quibe com abóbora, já fiz de soja e ficou bem gostoso, mas com este vegetal nunca havia feito. Gostei bastante, fica bem saboroso!!!

A abóbora é mais um vegetal que já era cultivado pelos povos pré-colombianos. Originária da América fazia parte da base da alimentação das civilizações Asteca, Inca e Maia.

A abóbora é uma hortaliça muito versátil, podendo ser consumida em diferentes formas como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro.
Como toda abóbora, a do tipo seca é rica em vitamina A (grande quantidade), Niacina (faz parte das vitaminas do complexo B), sais minerais como Cálcio e Fósforo.


DICAS DOMÉSTICAS:
Manuseie os frutos com cuidado. Apesar de parecerem resistentes ao manuseio, os frutos apodrecem mais rapidamente a partir dos pontos onde foram machucados, mesmo que não sejam aparentes.
Quando mantido fora da geladeira, ele se estraga rapidamente.
É um alimento de aproveitamento integral, podemos usar os pedaços cozidos, as sementes torradas e a casca cozida em farofas, tortas, misturar com arroz ou carnes. Ela inteirinha é simplesmente uma delícia!!!
SAFRA:
maio a setembro




QUIBE DE ABÓBORA
Ingredientes:
1 kg de abóbora
3 xícaras (chá) de trigo para quibe
5 folhas de hortelã
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola grande
sal e pimenta-do-reino a gosto



Modo de preparo:

1. Numa tigela, coloque o trigo e cubra com água. Deixe por no mínimo 4 horas. Em seguida, transfira para um escorredor ou uma peneira e deixe escorrer.
2. Num pano de prato limpo, embrulhe uma pequena porção do trigo e aperte bem para retirar o excesso de água. Repita esta operação com todo o trigo. Reserve.
3. Lave as folhas de hortelã sob água corrente. Numa tábua, pique as folhas. Descasque a abóbora e corte-a em pedaços. Descasque a cebola e corte em cubinhos.
4. Leve uma panela com 5 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, acrescente a abóbora e deixe cozinhar por 20 minutos ou até fique bem macia. Retire do fogo e transfira para uma tigela. Reserve.
5. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma assadeira com manteiga.
6. Leve uma frigideira ao fogo baixo. Quando esquentar, adicione o azeite e a cebola e deixe refogar por 2 minutos ou até que a cebola fique transparente.
7. Numa tigela grande, misture o trigo, a abóbora, a hortelã e a cebola refogada e amasse com as mãos até que a mistura fique uniforme.
8. Na assadeira untada, coloque o quibe e espalhe com as mãos para que se distribua por toda a assadeira. Leve ao forno preaquecido para assar por 1 hora e 30 minutos ou até que o quibe comece a dourar. Retire do forno, corte em pedaços e sirva a seguir.

Receita do Panelinha.

Comentários: Na próxima vez acrescentarei um ovo e alguns pãezinhos integrais umedecidos para dar liga, pois ele esfarelou um pouco e/ou farei em uma forma menor.

Bom Apetite!!!

18 comentários:

Vivian disse...

como nao ter bom apetite com essas receitinhas de dar agua na boa?? Mamma mia!!!
bom fds
bjos

Fabrícia disse...

Receita fantástica e com certeza anotada. A temporada de abóboras esta por vir e terei que abusar....
Bjs para ti.

Pitadasdilu disse...

Mel, adorei a idéia, deve ficar uma delícia, abóbora e trigo... show de bola...
Bjos, Lú.

Laurinha disse...

Oba!!!!
A foto está ótima, os ingredientes me chamaram a atenção!
Adorei a sugestão!
Beijinhos,

Carolina Andrade disse...

Oi Mel, adorei sua visita lá no meu bloguinho!! Que bom que você gostou, espero de coração que volte sempre!! Menina, adorei a receita!! Sabe, adoro tudo que vai ou é feito de abóbora!! Divino!! Beijão

Emília disse...

Ficou com uma linda aparência! Bjos

Luciana Macêdo disse...

Gostei muita desta idéia, não tenho muitas opções para preparar a abóbora e sempre acabo repetindo os mesmos pratos. Receita anotada.
Bjs!

Beatriz Belliard disse...

adorei este quibe ! beijinhos

Filipa disse...

Adorei a receita! Vou tomar nota, quando tiver abóboras vou experimentar. O aspecto desse quibe está delicioso!

Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Já tinha anotado o seu quibe de soja e agora este também está anotado. Adoro opções vegetarianas para minhas refeições.

bjs

Sabrina disse...

Adoro essas recetas vegetariana e saudáveis, eu sempre faço de soja com atum, essa de abóbora não conhecia, está anotadíssima
Beijos

Claudia Lima disse...

Muito criativa esta receita. Eu não sabia que era possível fazer quibe de legumes. Abóbora é meu legume favorito. Deve ficar muito gostoso!
Bjs

Mónica Pinto disse...

Este kibe está com um aspecto maravilhoso, tenho que experimentar.Bjinhos

Agdah disse...

Nunca tinha visto, mas adorei.

Marcia disse...

Ótima receita! Vou experimentar... Bj

Cris disse...

Não creio Mel, que delícia deve ser, vou seguir suas dicas, estou anotando a receitinha aqui! Bjs!

edinha disse...

Nunca experimentei quibe.Esta é uma boa receita para começar :)
Beijinhos

Mel L. Ramos Bryar disse...

ABÓBORA FAZ SUCESSO EM???Queridas...obrigada pelo elogio...mas quem merece mesmo é a Rita Lobo...qdo vcs fizerem cm disseram...não esqueçam de ler os comentários que fiz abaixo da receita!!!
Agora vou usar o trigo que sobrou e fazer a receita da Sabrina e como a Claudia da magia na cozinha é a 1a vez tb que faço c/ vegetais!!!beijocas

Blog Widget by LinkWithin