terça-feira, 13 de maio de 2008

PINHÕES DA LAILA E PESQUISA DA ANA


Na semana que encontrei esta receita da Laila aqui, fui correndo comprar pinhões, pois fiquei com muita vontade deste prato e eu nunca havia comido pinhões apimentados com um que de caramelados. Nesta mesma semana li no blog da Ana um artigo completíssimo com informações preciosas sobre o pinhão o que só reforçou a minha paixão por este fruto especial das regiões frias do Brasil!


pinha e seus frutos

Meu sobrinho de 10 anos que é escoteiro estava comigo e gostou tanto de saber e conhecer mais sobre o fruto da Araucária que me fez imprimir o artigo, pois ele precisava discutir com seu grupo providências para a preservação desta árvore tão rica e preciosa.(Que maravilhoso!!!)
Vou postar aqui a receita com minhas modificações, mas vale a pena ver no Comidinhas do Bem a receita original. Como o artigo lá no blog Na Casa do Borão está uma maravilha de se ler, com fotos, links de pesquisa e receitas com a noz, não ousarei escrever alguma coisa e desafio você a dar uma passada por lá!!!


PINHÕES APIMENTADOS
Ingredientes
250 g de pinhão descascado/ 1 colheres (sopa) manteiga/ 1 1/2 colheres (sopa) açúcar mascavo/ 1/2 colher (sopa) sal/ 1 colher (chá) pimenta caiena/ 1 anis estrelado/ Menta fresca finamente picada.
Modo de fazer
Cozinhe os pinhões e descasque-os(em último caso recorra aos pré cozidos).
Em uma frigideira, derreta a manteiga adicione o açúcar o sal, anis e a pimenta caiena, mexa bem até obter uma mistura homogênea. Junte os pinhões e a menta picada e misture até que os frutos estejam envolvidos pelo lindo caramelo.


Araucária do Paraná

A árvore da serra
— As árvores, meu filho, não têm alma! E esta árvore me serve de empecilho... É preciso cortá-la, pois, meu filho, Para que eu tenha uma velhice calma!

— Meu pai, por que sua ira não se acalma?! Não vê que em tudo existe o mesmo brilho?! Deus pos almas nos cedros... no junquilho... Esta árvore, meu pai, possui minh'alma! ...— Disse — e ajoelhou-se, numa rogativa: Não mate a árvore, pai, para que eu viva!

E quando a árvore, olhando a pátria serra, Caiu aos golpes do machado bronco, O moço triste se abraçou com o tronco E nunca mais se levantou da terra!
Augusto dos Anjos

18 comentários:

Laurinha disse...

Adoro pinhão......preciso tomar coragem para fazer!
Beijinhos,

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Laurinha...é menina...a única coisa ruim é descascar os benditos...minha mãe me ajudou, mas disse que nunca mais...rsrsrs...a Ana me disse que lá onde ela mora tem descascador de pinhões...eu nunca vi...acho que vou pedir para ela se eu quiser comer novamente!bjs

Agdah disse...

Êi, Mel, a menta que vc fala é hortelã?

Marizé disse...

As receitas da Laila são uma perdição.
`
Muito interessante a sua pesquisa.

Bj

Filipa disse...

Esses pinhões têm-me deixado bastante curiosa mas por aqui não se encontram mesmo. Os que se vendem em Portugal são muito pequenininhos e bastante carotes.
Gostei do seu post a falar sobre os ditos cujos e a receita é óptima!

beijinhos

Cris disse...

Adoro pinhão Mel! Pode colocar um pouquinho de suas delícias na malinha do Dan de vez em quando ok :-) Bjs!

Fabrícia disse...

Mel...que delícia. Ai se tivesse por aqui....já estava comendo um bocado deles.
Bjs.

Luciana Macêdo disse...

Sempre vejo no supermercado mas ainda não me alimei em fazer. As receitas dizem sim os dedinhos dizem não.
Bjs!

Anônimo disse...

Oi, Mel! Maior coincidência, eu estou indo este fim de semana pra Visconde de Mauá, pra festa do pinhão! Devo postar alguma coisa... aí vou fazer um link pra esse seu post, que tá demais! Ah, e muito legal a receita do bolo de fubá (que eu AMO!). Já foi devidamente anotada. Beijos!

Emília disse...

Acho que ainda não comi pinhões, mas me deu vontade! rs Beijinhos

Isabel de Miranda disse...

Pinhões apimentados nunca vi.Os pinhões de cá são brancos.....beijinhos doces

Pitadasdilu disse...

Mel, eu só fui conhecer pinhões, quando vim morar aqui, pois lá no Rio nunca tinha ouvido falar, realmente descascar não é nada fácil, mas vale a pena, pois é danado de gostoso.
Bjos, Lú.

edinha disse...

Os pinhões assim devem ser bons ,pena serem tão caros pelo menos aqui:)
E também são diferentes dos seus :)
Beijinhos

Mónica Pinto disse...

Nunca comi pinhões preparados assim e devem ficar uma maravilha, aromáticos e saborosos. Delícia. Bjinhos

Ana Canuto disse...

Atenção queridonas todas:

Eu esqueci de contar que fica mais fácil de descascar se eles ainda estiverem mornos.
Depois de frios, endurecem mais a casca.

A mãe de um amigo meu faz uma sopa maravilhosa com pinhões. Pedi pra ela fazer, fotografar e mandar a receita.
Aí compartilharei com todas.

Beijos para todas. Ana.

Unknown disse...

Mel, pinhão me lembra festa junina!!! Ebaaa tá chegando o mês para tomar quentão, pipocas, maça do amor hummm
Estou louca para comprar um pouco de pinhão, amoooo, lembro quando pequena que a minha mãe colocava para ficar descascando (fala serio, minha mãe era cruel, era alho, era pião, era nozes kkkk tudo que precisava ser limpo: Fernandaaaaaaaaa!!!! ou Nannndaaaa!!!
o Papagaio até me chamava junto hehehe).
Bjsss linda e bom final de semana.

laila radice disse...

QUE LINDOS Q FICARAM!!!

adorei...mto obrigada!!!!

e as informações são preciosissimas!!

bjs

Mel L. Ramos Bryar disse...

Agdah...deixei a resposta lá no seu blog...mas, vou postar aqui para o benefício de todos!!!
- em relação a menta(utilizada nos pinhões) eu usei a MENTA(não sei outra versão em português) que é diferente da HORTELÃ que pertence a família da menta...meu marido disse que é a peppermint para os americanos, não posso afirmar isto, mas sei que é a mesma menta que se extrai óleos essenciais muito utilizado na aromaterapia e na indústria farmacêutica e cosmética. A folhinha é mais retinha e lisa!!bjs

Marizé...obrigada!!!bjs

Felipa, Edinha e Cozinhar com os anjos...com este post fiquei sabendo que os pinhões de Portugal são diferentes...e brancos?!!! Mas, sei que os portugueses tem uma receita de bolo de pinhão que dizem ser delicioso, vc conhece!!!bjs

Cris...vc me deu uma boa idéia!!!rsrsrs! sério!!!bjs

Fabrícia...vai demorar para vc vir??? Será que dá para mandar pelo correio??? Uma vez mandei chocolates para meu marido, na época namorado nos EUA e eles fuçaram td para ver se tinha droga...o que será que fariam com os pinhões??...estou rindo a imaginar!!!Se for possível te mando um pouquinho!bjs

Luciana Macedo...Verdade...oh coisa difícil!!! mas, vale a pena no final...a Ana deu a dica de descascar eles qdo mornos, mesmo assim é uma penitência!!!bjs

Anônimo...que bom!!! Só que aí vc me indica onde ler sobre a festa!!!bjs

Emília...qdo puder experimente vc vai gostar!!! Só que aí onde vc está acho que não tem, não é???bjs

Lu...sério??? Aqui no Estado de São Paulo é conhecido nas festas juninas...achei que os cariocas conheciam!!!bjs

Monica...eu tb não tinha comido ainda...eu amei...tanto que comi quase td!!!!bjs

Ana...Oba..mais uma receita!!!Fiquei curiosa sobre a sopa!!! Já fiz estrogonofe...receita da Ana Maria Braga e ficou bem gostoso...cm será a sopa?!!bjs

Nana...rsrsrsrsrs....difícil mesmo em?? Ainda mais qd criança que não queremos fazer estas coisas, mais hj vc tem esta história para contar...adorei sobre o papagaio!!!bjs

Laila...não há de que...beijocas!!

Blog Widget by LinkWithin