quinta-feira, 6 de março de 2008

TOMATES ASSADOS


Há uns anos atrás, experimentei na casa da Tia Helena (São Paulo), mãe da Daniela uma querida amiga minha, uns tomates assados maravilhosos! Conversa vai, conversa vem e me esqueci de pegar a receita com a tia, que, diga-se de passagem, cozinha muito bem e sua comida é muito saborosa, além de ter a cozinha cheia de gente, papeando e comendo. Não é para menos, esta senhora sabe como fazer as visitas se sentirem muito importantes!

Estava com uns tomates orgânicos bem madurinhos e me deu uma vontade louca de comer o tal dos tomates assados, procurei a receita e achei no blog da Márcia, Açúcar com Canela. O blog é lindo e a receita ficou super saborosa e sendo 100% aprovada aqui em casa.

Decidi escrever sobre este fruto e achei tanta informação que precisei resumir e ainda assim, ficou extenso. Sugiro que vocês amigos e amigas façam os tomates, e os degustem lendo meu blog e dando um pulinho no da Márcia!

TOMATES ASSADOS
Ingredientes:
6 tomates italianos
6 dentes de alho
1 colher de chá de sal grosso moído
1/2 colher de chá de açúcar
ramos de manjericão
azeite de oliva extra-virgem

Modo de Preparo:
Lave os tomates; remova o olhinho, e corte-os ao meio. Aperte os tomates levemente para remover as sementes. Unte uma travessa com azeite. Arrume os tomates com o lado cortado para cima. Misture o sal e o açúcar. Tempere os tomates com esta mistura. Coloque os dentes de alho com casca entre as metades de tomate. Regue com azeite a gosto. Arrume os ramos de manjericão por cima dos tomates. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta por 30 minutos. Retire, e escorra o líquido que se formou na travessa com cuidado. Reserve o líquido. Volte a travessa para o forno, e asse por mais 20 minutos em temperatura média. Regue com mais azeite se necessário. Novamente, escorra o líquido que se formou na travessa, e reserve-o. Vire os tomates para que as peles fiquem para cima. Asse por mais 20 minutos em temperatura baixa. Desligue, e espere os tomates esfriarem. Remova a pele deles, e retire as cascas dos dentes de alho. (O alho fica bem suave quando é preparado desta forma.) Retifique o tempero e regue com mais azeite, se necessário. Retire os ramos de manjericão, e substitua-os por outras folhas frescas.

Sirva como acompanhamento, antepasto, salada ou ingrediente para sanduíches. Esses tomates podem ser usados para preparar molhos. Eles se conservam por até 7 dias em geladeira. O líquido reservado pode ser usado para dar mais sabor e textura aos molhos.
OUTRAS RECEITAS COM TOMATES (BLOGS)
salada de tomates do chef jamie oilver:
pasta ao pomodoro:
baked ziti:
molho de tomate ao sugo:
e muitas, muitas receitas mais...

UM POUCO DE HISTÓRIA
Utilizado em praticamente todas as cozinhas O TOMATE é um dos frutos mais conhecidos e cultivados pelo mundo. Era consumido nas civilizações Inca, Maia e Asteca, antes de ser levado ao outro lado do mundo. Pertence a um extenso rol de alimentos da América pré-colombiana desconhecidos do Velho Mundo antes das grandes navegações.
Curiosamente, O TOMATE era considerado venenoso pelos europeus e era cultivado somente como ornamento. Somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior, inicialmente na Itália, depois na França e na Espanha. Durante este século, os europeus que retornavam da América após as viagens ao novo mundo, levaram ao velho mundo a fruta vermelha, que imaginavam ser venenosa. A época em que eles passaram a consumir o tomate não é clara, mas o que se sabe é que o tomate ganhou popularidade quando os povos do sul da Europa afastaram as suspeitas de fruto venenoso, associado à bruxaria (o tomate era tido como uma espécie de mandrágora, planta afrodisíaca e alucinógena). O tomate passou a ser um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea. Os primeiros registros apontam para a sua chegada em Sevilha, na Espanha, no século XVI. O local era um dos principais centros de comercialização, onde se realizavam atividades comerciais, principalmente com a Itália e Países Baixos. Os Italianos batizaram os tomates esverdeados de pomodoro, pois eram amarelas, parecendo "maçãs douradas".

Nas primeiras décadas do séc. XX. O tomate sofreu uma grande expansão mundial, resultado do desenvolvimento da indústria transformadora e de processamento.
A produção agrícola de tomate no Brasil é bastante desenvolvida, tendo maior importância na economia do Sudeste e Centro-Oeste. Nesta região estão localizadas as maiores empresas de processamento do fruto. Estima-se que a produção anual brasileira do tomate seja de três milhões de toneladas, dos quais dois milhões de toneladas, ou cerca de 77% da produção no Brasil seja para seu consumo in natura, sendo o restante utilizado para o processamento de sua polpa, normalmente feito a partir de tomates rasteiros. Os principais estados brasileiros, responsáveis por esta produção são Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

DICAS DOMÉSTICAS:
Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso:
Santa Cruz, tradicional na culinária, utilizado em saladas e molhos e de formato oblongo Caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo Saladete, utilizado em saladas, de formato redondo Italiano, utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas. Seu formato é oblongo, tipicamente alongado
Cereja, utilizado como aperitivo, ou ainda em saladas. É um "mini-tomate", com tamanho pequeno, redondo ou oblongo. Existem muitas outros tipos e variações do tomate.

Alla bolognesa, à espanhola, à mexicana, à la marselhesa, alla napolitana, alla parmigiana, à la orientale, à la niçoise, à portuguesa e à la provençale são apenas algumas das infinitas receitas que adotaram o fruto como ingrediente, uma lista que não para de se renovar.

SAFRA: de junho a setembro

DICAS DE SAÚDE:
É rico em licopeno, vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.O licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata, no combate a problemas cardíacos e no fortalecimento do sistema imunológico. Para melhor aproveitamento do licopeno recomenda-se o uso do tomate cozido, isto é, levado ao fogo, podendo ser em forma de molhos, assados, etc.

É composto principalmente de água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100 gramas. É antioxidante, laxante e ajuda o organismo a combater infecções. Diminui os índices de câncer de próstata, pâncreas e cervical. Rico em licopeno que combate os cânceres de próstata e problemas cardíacos.

7 comentários:

Elvira disse...

Acabo de descobrir este seu delicioso blog! Parabéns! Já está "linkado" no meu. :-)

Já agora, você não se quer juntar à nossa comunidade de blogs culinários em língua portuguesa...? É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Basta que você se cadastre como usuária, e depois tem de submeter o blog.

Beijos.

Marcia disse...

Mel, este post está bárbaro! Você deu uma bela aula sobre tomates... Fico feliz de saber que os tomates assados foram aprovados! Bjs

Luciana Macêdo disse...

Belos tomates. É sempre bom tê-los em casa já prontinhos esperando para serem usados em uma deliciosa receita.
Bjs!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Elvira...obrigada pelos elogios...mas, tenho que dizer que ficarei feliz qdo meu blog estiver a altura do seu! Olha já me cadastrei no cozinhas do mundo e vou divulgar para minhas amigas aqui no Brasil! Espero poder trocar muitas informações e receitas com você...amo o povo português, pq afinal minha família vem daí também!!!beijos

Mel L. Ramos Bryar disse...

Luciana...Obrigada por passar em meu blog, estou feliz por fazer cada vez mais amigas e vc certamente já está em meus blogs de indicação! Saboroso e lindo blog, parabéns! beijos

Mel L. Ramos Bryar disse...

Márcia...obrigada vc pela inspiração e receita! deixei um recadinho em seu blog! Que bom que sua viagem foi tudo bem e emocionante!bjs

Daniel Cohen disse...

Bom este post. Tudo que tem tomate me encanta. Permita-me apresentar uma releitura que fiz da Salada Caprese. Ao entrarem no blog, pesquisem a salada.
http://blog.uol.com.br/showposts.html?idBlog=1926047

Parabéns Mel.

Blog Widget by LinkWithin