quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

MISCELÂNIA DE LEGUMES E VERDURAS AO CURRY


Estava com muita vontade de comer comida INDIANA. Fui procurar algumas receitas...Procura daqui...procura dali, e encontrei esta saborosa receita na coleção da Folha São Paulo que tenho há anos e que folheio quase todos os dias, pois ela é linda de se ver e os pratos maravilhosos de se fazer!
A autora é Anne Willian, culinarista inglesa e autora de livros excelentes, fez fama na Europa ao dirigir a escola de culinária La Verenne, na França.

CURRY(CARIL)
Para minha surpresa descobri que curry não é exatamente um tempero, mas o nome do ensopado para os hindus; temperado com especiarias; podendo levar frango, peixe, legumes.
Cada prato, cada tipo de ensopado tem uma combinação de especiaria própria, uma proposta básica, a partir da qual se desenvolvem centenas de fórmulas diferentes.
Acreditam que os ingleses generalizaram para curry o tempero que integrava os molhos, chamados no sul da Índia de Kari. Este tempero é chamado de masala, uma requintada mistura de condimentos, ervas e plantas aromáticas que chega a incluir até 30 ingredientes diferentes, uma variedade da masala muito utilizada pelos hindus é a garam masala, que significa especiarias picantes.
Componentes principais da masala, chamados por nós de curry: açafrão-da-índia (curcuma), pimenta-do-reino, cardamomo, coriandro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, louro, cravo-da-índia, pimenta malagueta e canela.

MISCELÂNIA DE LEGUMES E VERDURAS AO CURRY

Ingredientes:

Para o Cozido:

3 dentes de alho
4 de cada: cebolas médias, batatas, cenouras(1,5 kg no total)
1 couve flor (c/ cerca de 1 kilo)
500g vagens
250g de ervilhas frescas ou descongeladas
4 tomates grandes(cerca de 750g) sem pele e sem semente
1/3 xícara(chá) de azeite
1 pauzinho de canela grande
6 cravos da índia
2 vidros de leite de coco

Para o tempero curry:
6 pimentas malaguetas secas sem sementes
12 sementes de cardomomo
3 colheres(sopa) de coentro em grão
1 colher(sopa) de sementes de cominho
1/2 colher(chá) de mostarda em grõ
2 colher (chá) de sementes de cúrcuma e gengibre em pó(10ml de cd)
(se desejar use curry (masala)pronto de boa qualidade, de preferência indiano)

Acompanhamento:
arroz basmati(400g)
Sal à gosto

Modo de fazer:
Curry

Tire as sementes da pimenta, esmague as sementes de cardomomo no pilão, coloque na frigideira as pimentas, as sementes de coentro e de cominho, tostar em fogo médio, mexendo sempre para não queimar, por cerca de 2 minutos, até desprender seus aromas. reserve e deixe esfriar.
Junte as especiarias tostadas às sementes de cardomomo no pilão, acrescente a mostarda e esmague tudo até obter um pó fino.

Ensopado:

Pique o alho bem fino. Corte as cebolas em cubinhos. Separe os buquês de couve-flor, pique as cenouras em rodelas ou diagonal, descasque as batatas e corte-as em quadrados(coloque na água para não escurecer)corte as vagens em pedaços de 5 cm e corte os tomates em 4 partes.

Aqueça o azeite na frigideira ou wok, junte a canela em pau e os cravos, frite-os por 30 a 60 segundos, até desprenderem seus aromas. Acrescente a cebola e o alho e deixe dourar, junte as especiarias(curry), e cozinhe em fogo baixo por 2 a 3 minutos. Coloque todos os vegetais na frigideira e refogue-os por 5 minutos ou mais, mexendo-os de vez enquando para que todos se envolvam com os temperos. Acrescente o leite de coco e misture bem. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, até os legumes ficarem macios e o molho apurar.
Cozinhe o arroz.

OBS: eu troquei a couve-flor por brócolis, pq não tinha em casa e também não usei ervilhas. O legal deste prato é que você pode usar os vegetais que tiver em casa. Meu arroz basmati acabou e usei arroz branco mesmo com menos tempero.

UM POUCO DE HISTÓRIA:
A Índia é um país de variedades, diversidades, diferenças marcantes, enfim de infinitas possibilidades.
Num país hoje com mais de um bilhão de habitantes, cem dialetos, mil religiões e dois mil deuses diferentes, não seria surpresa ser o país dos milhares e milhares de aromas! Neste país comida e espiritualidade estão estritamente interligadas.
As especiarias desempenham um importante papel na cozinha indiana. Qualquer planta, raiz, semente, folha, casca, bulbo, fruto ou hortaliça que caia nas mãos dos cozinheiros indianos é transformada em condimento.
Não podemos deixar de mencionar que os indianos utilizam também de modo muito especial os laticínios (raita, ghee e panir), os grãos (lentilha e grão- de- bico) os molhos (chutney e achars) e os metais, isto mesmo, chamados de varak. Na cozinha indiana o ouro e a prata são obras do artesanato hindu e são transformados em lâminas tão finas que se desfazem com um simples toque. Estas lâminas são adicionadas em algum prato como homenagem ao convidado.
No Brasil, as especiarias indianas são importantíssimas porque fazem parte da história de nossa colonização.
A compra de metais preciosos e especiarias do Oriente Médio era comum a Portugal desde seus primórdios, porém com a queda de Constantinopla em mãos dos turcos otamanos e o aumento dos preços, os europeus foram obrigados a encontrar um caminho alternativo ao Oriente.
As especiarias eram, desde sempre, consideradas o ouro das Índias. A canela, o gengibre e a pimenta eram produtos difíceis de obter, pelos quais se esperavam caravanas e mercadores experientes vindos do Oriente.
Vasco da Gama foi o Navegador nomeado por D. Manuel I, para a expedição para cumprir o projeto delineado por D. João II para desvendar o caminho marítimo até a Índia. Chegou à Índia em 1497, desde então, Portugal domina o mercado de especiarias e estas iriam acompanhar os navegadores em suas diversas expedições, entre elas, as expedições de exploração e futuramente de colonização do Brasil.
A imigração indiana para o Brasil sempre foi esporádica e espontânea.
Atualmente, vivem no Brasil cerca de 250 famílias de indianos, aproximadamente 80 delas estão da cidade de São Paulo. A barreira da língua é uma das explicações do reduzido número de indianos no país, eles preferem migrar para países de língua inglesa. E é por isso também que muitos dos indianos que vivem aqui são originários de Goa, a ex-colônia portuguesa localizada na Índia.

SUGESTÃO DE RESTAURANTES

Delhi Palace
Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, 1132/Itaim Bibi - Zona Sul - 3073-1209(VALE A PENA CONHECER!)
Ganesh
Avenida Roque Petroni Júnior, 108/ Morumbi - Zona Sul - 5181-4748(MARAVILHOSA COMIDA!)
Fonte: Culinária Ilustrada passo-a-passo/ Legumes e Verduras- Publifolha/1999
Cozinha País a País/ Folha de São Paulo/2006/volume 7

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, só faltou uma carninha no meio...mas depois fui avisado que é um prato vegetariano mesmo. Giovanni Lipsi Bryar (o marido)

Daniel Cohen disse...

Minha cara. É minha primeira postagem por aqui, e saiba a primeira de muitas. Seu espaço é maravilhoso e recheado de coisas boas.
Permita-me uma pequena correção. Curry na verdade é uma folha que é usada para compor o Garam Massala, este sim, um tempero que básicamente tem 5 ou 7 grãos (cardamono, curry, pimentas, etc) Cada família tem o seu e passa isso para as filhas qdo. do casamanto como parte de um dote cultural.
DE qq forma, existe uma coisa assim: Quanto mais vegetariana é uma cozinha, mais aprimora-se na forma(decoração - vide a antiga comida budista chinesa/japonesa)ou nos perfumes dos temperos.
Mas sou obrigado a concordar com o marido acima, ....umas tirinhas de filé, ou mesmo de frango,...
Mais uma vez, parabéns pelo espaço.
Daniel Cohen

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Daniel, muito obrigada peios elogios e comentários, adoro trocar idéias e informações. Então realmente na minha pesquisa eu encontrei este dado que a árvore das folhas do curry chama-se MURAYA KOENIGI e, é utilizada como condimento, mas que geralmente os hindus chamam CURRY seus ensopados...bom, com certeza vc como oriental tem mais propiiedades em dizer...porém, cd livro que li trás uma história diferente e acredito que esta diversidade é que faz da humanidade algo singular! Abraços

Blog Widget by LinkWithin