sábado, 4 de julho de 2009

Voltei!!! Pudim de Pão do Chef Curtis Stone


Mais de um ano se passou e não teve um dia neste período que eu não pensava em escrever e voltar ao mundo das delícias, juntamente com amizades que nasceram e muito aprendizado!
O ano foi longo...Muito longo, mas a cozinha aqui em casa continuou a funcionar, talvez não com tanta freqüência, pois tinha dias que apesar da vontade de cozinhar e preparar quitutes(rsrsrs!) faltava-me forças físicas e aí a modernidade comparecia, pizzas, pratos prontos, comida chinesa ou japonesa. Quem não gostava muito disto era o “bolso”, o marido e a saúde, porque afinal nada melhor do que uma gostosa comida caseira.
Os pedidos por telefone com certeza irão continuar, pois o tempo ainda está curto, mas o amor pela cozinha bateu mais forte e irei me esforçar para publicar as receitas e histórias por de trás dos alimentos e claro, visitar os amigos... Hummm! Já sinto o cheirinho da cozinha de vocês!

Esta semana compartilho uma receita de Pudim de Pão, porém diferente.
Esta receita eu assisti o Chef Curtis no Discovery Home and Health, em seu programa semanal em 2007. Desde então, só consigo fazer esta receita, pois gosto de pudim de pão, mas não sou fã, e esta receita torna um prato simples (nada contra!) em elegante! É um prato nada light, mas com certeza se você comer com moderação não irá fazer mal, só bem!


TRADITIONAL ENGLISH BREAD AND BUTTER PUDDING
Ingredientes
3 ½ xícaras de leite integral (eu usei o de garrafa por ser mais consistente-gorduroso)
3 xícaras de creme de leite fresco
1 ½ xícaras de açúcar cristal
1 ½ colher de sopa de essência de baunilha
9 ovos grandes- caipiras (Não se assustem!!)
1 xícara de uva passa
8 croissants grandes (cada um cortado em 8 a 10 pedaços)

Modo de Fazer
Aqueça o forno a 180 graus. Em uma panela, misture no fogo médio, o leite, o creme de leite, o açúcar e a baunilha, até o açúcar dissolver bem e a mistura estiver morna, mais ou menos 10 minutos.

Retire do fogo e reserve. Bata os ovos com um batedor apropriado em uma tigela larga, gradualmente vá acrescentando a mistura do leite com os ovos sem parar de bater.
Espalhe os croissants em uma assadeira grande e alta.
Despeje o creme por cima dos croissants e polvilhe as uvas por cima. Pressione gentilmente os pães para que afundem. Espere 20 minutos para os croissants absorverem o líquido.
Asse mais ou menos por 1 hora e 20 minutos, o pudim estará pronto quando estiver firme no meio e dourado. Sirva quente com sorvete de creme se desejar.

O PUDIM
A origem desta sobremesa é desconhecida. Sabe-se que desde a antiguidade, na época dos Gregos e Romanos, já existia a mistura de ovos, leite, açúcar levada para assar e dourar ou o chamado manjar.
O Pudim de Pão é uma sobremesa comum tanto na América: México, Estados Unidos, Brasil, Porto Rico, etc., como na Europa, principalmente França, Bélgica, Inglaterra. Em todos os lugares o pudim de pão sofre variações na receita e no nome.
No site foodtimeline.org você encontra muitas histórias sobre o pudim e o pudim de pão, vale à pena ler. (site em inglês)

4 comentários:

Na Cozinha da Rita disse...

Mel,
Retornou em grande estilo, heim?!
Muito obrigada por sua visita em meu blog e pelo seu comentário.
Bom retorno.
Bjs.

Flavinha disse...

Que bom que voltou, Mel!

Vira e mexe eu passava aqui para ver se você tinha reaparecido!

Nossa e já voltou com uma receita de arrasar! Adorei! Nunca fiz pudim de pão, mas adoro comer! quem sabe faço minha estréia com esta receita!?

Beijocas

Odete disse...

Mel querida, que saudades!
Muito bom te-la de volta e saber que estas bem.
Gostei da receita do retorno, esse pudim deve ser muito bom.

Very welcome back!
Beijos

Axly disse...

Que bom que voltou, Mel!
Esse cantinho é assim mesmo, a gente vicia nele, hahaahahaha...
Adorei essa receita, o marido que adoooora pudim!
Kisss^^

Blog Widget by LinkWithin